sábado, 27 de setembro de 2014

Cupcakes de chocolate



Vira e mexe eu levo algum bolinho para o trabalho, mas no meu aniversário eu gosto de caprichar um pouco mais. Eu já levei o bolo invertido de abacaxi e manga, acompanhado dos biscoitos de coco e amêndoas, e também o bolo de morangos com cobertura streusel com os cookies de triplo chocolate.  

Esse ano, como não daria tempo de levar bolo e biscoito (e também porque descobri que ganharia uma festinha), resolvi fazer só o bolo, mas com um capricho extra. Escolhi essa receita de cupcakes de chocolate, do The Ghirardelli Chocolate Cookbook, e foi um sucesso absoluto, com um bônus extra: os cupcakes são facílimos de fazer! A cobertura também é muito fácil. Porém, como não tenho muito a manha de usar o saco de confeitar, cobri com essas raspinhas de chocolate branco e preto (já vêm assim, misturadas) da Callebaut. Para quem mora em BH, tem para vender na Maria Chocolate.  

Cupcakes de chocolate
12 cupcakes médios

-      1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
-      1/4 xícara de cacau em pó
-      1 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1/4 colher de chá de sal
-      1 ovo grande
-      1/2 xícara de açúcar mascavo
-      1/2 xícara de açúcar cristal
-      1/2 xícara + 2 colheres de sopa de leite
-      1/3 xícara de café forte ou expresso
-      1/2 xícara (100 g) de manteiga sem sal derretida (deixe esfriar um pouco antes de usar)

Cobertura:
-      170 g de chocolate meio amargo
-      3/4 xícara de creme de leite fresco
-      3 colheres de sopa de manteiga
-      raspas de chocolate ou confeitos diversos para decorar



Preaqueça o forno a 180° e forre as forminhas de muffins com forminhas de papel (não recomendo untar, pois os bolinhos saem do forno ainda bem molinhos e frágeis). 

Peneire a farinha, cacau, bicarbonato e sal em uma vasilha. Em outra vasilha, misture o ovo e os açúcares. Acrescente o leite, o café e a manteiga derretida. Mexa bem e misture aos ingredientes secos. Mexa apenas até que fique homogêno.

Distribua nas forminhas, enchendo até 3/4 da sua capacidade. Leve ao forno e asse por cerca de 15 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, deixe esfriar nas forminhas por 10 minutos e depois desenforme-os com cuidado, passando para uma gradinha até que resfriem completamente.

Enquanto isso prepare a cobertura: Coloque o creme de leite e o chocolate em uma vasilha e leve ao banho-maria (sem deixar a água encostar no fundo), até que o chocolate derreta. Retire do fogo, deixe amornar um pouco e acrescente a manteiga, mexendo bem para incorporar. Deixe a ganache descansar até firmar o suficiente para ser espalhada sobre os bolinhos (cerca de 1 hora em temperatura ambiente, ou 20-30 minutos na geladeira. Cuidado! Não pode ficar firme demais, ou vai dificultar muito a tarefa.

Espalhe a cobertura sobre os bolinhos (eu usei um saco de confeitar, mas acho que pode ser com uma faca ou colher (só não vai ficar tão bem acabado), e depois decore com as raspas de chocolate, ou com confeitos à sua escolha.

sábado, 13 de setembro de 2014

Frango indiano ao curry com maçã verde e passas


Olá! Essa receita muito querida é uma das minhas receitas mais antigas, faço há tanto tempo que o papel onde ela está anotada já está todo manchado, amassado e rasgado...rs. Não lembro mais de onde eu anotei, se de revista, site, jornal,algum conhecido... Só sei que é um prato MUITO saboroso, uma delícia mesmo!

Frango indiano ao curry com maçãs verdes e passas

-      8 sobrecoxas de frango desossadas e sem pele, picadas em pedaços grandes (pode substituir por peito de frango)
-      2 dentes de alho em lâminas
-      1 cebola grande picada
-      1 pimentão vermelho em cubos
-      3 maçãs verdes descascadas e cortadas em cubos
-      1 colher de sopa rasa de açúcar
-      100 g de passas escuras
-      500 ml de caldo de galinha (eu uso caseiro)
-      500 ml de creme de leite fresco
-      1 colher de sopa cheia de curry (ou a gosto, caso o seu seja muito picante)
-      1/2 colher de chá de canela em pó
-      suco de 1 limão
-      100 ml de azeite
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
-      opcional: uma pitada de alecrim e 1/2 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes

Tempere o frango com a canela, sal, pimenta-do-reino, suco de limão, alho, um pouco do curry e um fio do azeite. Reserve.

Em uma panela, doure a cebola no resto do azeite com o açúcar. Acrescente o pimentão. Abaixe o fogo e deixe dourar bem. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente, doure os pedaços de frango (se necessário coloque um fio de azeite). Adicione as maçãs e salteie. Desligue o fogo, e transfira tudo para a panela com a cebola. Coloque a pitada de alecrim, a pimenta dedo-de-moça e as passas, e misture bem. Junte o caldo de galinha e deixe ferver. Acrescente o creme de leite, o restante do curry, e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Caso queira, pode polvilhar folhinhas de coentro para finalizar. Sirva com arroz branco ou basmati. 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Suco de mexerica, limão siciliano, gengibre, hortelã e manjericão


De manhã cedo não dá para perder tempo, por isso o suco tem de ser no estilo pá pum! Bata no liquidificador 3 mexericas (tangerinas) pequenas descascadas (ou 2 médias), suco de 1 limão siciliano, uma fatia de gengibre com 2-3 cm, 2 galhinhos de hortelã e 2 de manjericão (bati com galho e tudo, não perdi meu tempo arrancando as folhas). Acrescentei 1/2 xícara de água só para ajudar a bater, e algumas pedrinhas de gelo. Se a sua mexerica não estiver muito doce (a minha estava), pode adoçar com mel, açúcar demerara ou stevia. Coe e sirva. Bom demais!