sábado, 11 de outubro de 2014

Pão de centeio com pecãs e cranberries

Eu amoooo pão de centeio! Adoro o sabor, e acho que combina muito com nozes, frutas secas e chocolate. Por isso, ao folhear a bíblia da titia Martha, achei que seria um ótimo projeto para o final de semana. Melhor ainda porque rende 2 pães, e assim você pode congelar um deles para comer em outro momento, ou mesmo dar de presente para alguém especial... 



Pão de centeio com pecãs e cranberries
rende 2 pães

-      1 xícara de pecãs
-      1 1/4 xícara de água morna (43°C), mais um pouco se necessário
-      2 1/4 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo para pão (7 g)
-      2 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (de preferência orgânica, ou farinha para pão, que eu nunca achei em BH)
-      1 xícara de farinha de centeio (preferencialmente orgânica)
-      2 1/2 colheres de chá de sal
-      1 colher de sopa de açúcar
-      3/4 xícara de cranberries secas, grosseiramente picadas
-      1 ovo grande, orgânico ou caipira
-      sal rosa do himalaia moído para polvilhar (ou flor de sal, ou sal maldon, ou até sal grosso moído)
-      azeite ou outro óleo vegetal para untar

Preaqueça o forno a 180°. Espalhe as pecãs em uma única camada em uma assadeira, e leve para tostar ligeiramente, até que fiquem bem perfumadas. Isso leva cerca de 10 minutos, mas como cada forno varia muito, fique de olho, para que não queimem. Deixe esfriar completamente e pique grosseiramente (pedaços grandes). Enquanto isso, forre uma assadeira grande (onde caibam 2 pães) com papel manteiga e unte. Reserve.

Na tigela da batedeira, misture o fermento e a água até dissolver. Aguarde 5 minutos, até que comece a espumar. Usando o batedor em formato de pá, em velocidade média-baixa, junte a farinha de centeio, 1 1/2 xícara da farinha de trigo, o sal e o açúcar, e bata até que a massa comece a se formar. Vá colocando o restante da farinha aos poucos. Se a massa ficar muito seca, coloque mais um pouco de água morna, 1 colher de sopa por vez. Mude para o batedor de gancho, e bata em velocidade média por 4-5 minutos, até que a massa fique macia, elástica, e ligeiramente úmida. Reduza a velocidade e acrescente as pecãs e as cranberries. A massa vai ficar bem firme. Transfira para uma vasilha untada, empurrando para dentro quaisquer nozes ou frutas que caírem. Cubra com plástico filme também untado e deixe fermentar por cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Em uma vasilha pequena, bata o ovo com uma colher de sopa de água. Vire a massa de pão em uma superfície levemente enfarinhada. Sove algumas vezes e divida a massa em 2 partes. Abra cada metade até formar um retângulo com cerca de 17 x 12 cm, com o lado mais curto de frente para você. Começando do alto, dobre uma "aba" com cerca de 2,5 cm para dentro, e pressione com os dedos, e daí vá dobrando o pão para dentro, enrolando e pressionando a cada volta, para formar um filão. Enrole para frente e para trás, para que fique bem firme. Se a ponta não grudar, pincele um pouco do ovo batido para selar (no meu caso, não foi necessário). Acerte as pontas, empurrando ligeiramente para baixo. Coloque em uma assadeira, com a emenda para baixo. Cubra com um plástico, e deixe fermentar por mais 45 minutos, ou até que a massa cresça e deixe uma marca, ao ser pressionada levemente com o dedo. 

Pincele os pães generosamente com o ovo e polvilhe um pouco de sal. Asse, girando a assadeira na metade do tempo, até que a crosta fique com uma cor dourada escura, cerca de 35-40 minutos. O ponto correto é quando, ao bater levemente com os nós dos dedos na base do pão, saia um som oco. Ou ainda, se você tiver um termômetro culinário, espete no centro do pão, que deve marcar 88°. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de fatiar. O pão se mantém bem por cerca de 3 dias em temperatura ambiente, embalado em plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário