sábado, 30 de agosto de 2014

Brioche de mandioquinha


Continuando com a minha tentativa de passar a fazer meus próprios pães (estou amando, apesar de alguns percalços), resolvi testar essa receita de brioche de mandioquinha (também conhecida como batata baroa ou cenoura amarela). A receita é da Palmirinha Onofre, e eu encontrei aqui. O pão (que eu quase deixei queimar) ficou bem gostoso, a massa é uma delícia de manipular, e depois de assada ficou bem macia e saborosa. Na receita original ela fez pequenos pãezinhos, e recheou uns com queijo e outros com goiabada. Eu preferi cortar a receita ao meio e fazer um "pãozão" simples, sem recheio, para comer com manteiga mesmo.

Brioche de mandioquinha
(rendimento: 2 pães)

-      350 g de mandioquinha cozida
-      4 ovos + 1 ovo para pincelar
-      1 xícara de óleo
-      1 xícara de açúcar
-      3 tabletes de fermento para pão
-      1 kg de farinha de trigo, aproximadamente

No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar e a mandioquinha. Acrescente os tabletes de fermento (eu esfarelei com a mão para ajudar) e bata muito rapidamente. Passe para uma vasilha e vá juntando a farinha aos poucos. Começe mexendo com uma colher e depois vá sovando (eu usei uma batedeira, com a pá de gancho. Não coloque toda a farinha de uma vez! Pode ser que precise um pouco mais ou menos (no meu caso, foi menos do que o indicado). Sove até que a massa fique bem lisa e elástica, sem grudar nas mãos. Deixe descansar por 10 minutos (eu deixei meia hora), depois modele os pães. O meu pão eu fiz assim: dividi a massa em 4 partes, fiz 4 ovais e coloquei em uma forma untada e polvilhada e fiz um corte de fora a fora, no sentido do comprimento. Cubra e deixe fermentar até dobrar de volume (cerca de 1 hora). Enquanto isso, preaqueça o forno a 150°. Pincele o ovo batido sobre o pão e leve para assar. Após cerca de 15 minutos, aumente a temperatura para 180° e asse mais 10 minutos, ou até dourar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário