quarta-feira, 7 de maio de 2014

Risoto trufado de aspargos com frango defumado

Esse risoto é tiro, porrada e bomba... Mais beijinho no ombro impossível! ;)

Risoto é tudo de bom e combina muito com o clima frio que tem feito! É o tipo de comida que parece chique e complicado de fazer, mas que na verdade é muito simples. Gostei muito desta combinação, mas não se prenda a ela, pois tenho certeza que sem o frango, ou sem o toque de trufas ficaria excelente também. Falando em trufas, eu usei esse creme de champignon trufado da marca Solarius, que é orgânico, muito saboroso e tem um precinho camarada, se comparado com outros similares. Não estou fazendo jabá, gosto mesmo dos produtos desta marca, ok?

Ainda em relação ao risoto, eu prefiro usar o arroz carnaroli, que demora um pouco mais para cozinhar, se comparado ao arbóreo, mas que possui maior cremosidade (sem perder a consistência). Também prefiro caldos caseiros, mas nada impede que se use o industrializado.

Risoto trufado de aspargos com frango defumado
rendimento: 2-3 porções bem generosas

-      1 xícara de arroz carnaroli
-      1 cálice de vinho branco seco (opcional)
-      1 litro de caldo de legumes ou frango caseiro
-      1 cebola pequena bem picadinha
-      1 maço de aspargos picados em rodelas (corte a parte inferior, que é mais dura, e coloque no caldo de legumes para dar gosto, e separe as pontas superiores)
-      1 1/2 xícara de frango defumado em cubos
-      2 colheres de sopa de creme de champignon trufado (opcional)
-      1 colher bem cheia de manteiga
-      1/2 xícara de queijo parmesão ralado
-      azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Deixe o caldo fervendo em fogo baixo, enquanto prepara o risoto. Coloque um fio de azeite na panela, e refoque a cebola até ficar translúcida. Junte o arroz e mexa por mais 1 minuto. Acrescente o vinho e mexa, até começar a secar. Coloque 2 conchas de caldo e continue mexendo, acrescentando mais uma concha sempre que a anterior for absorvida. Quando o arroz começar a amaciar, junte o frango e as rodelinhas de aspargos, mas não coloque as pontas, que cozinham bem mais rápido. Assim que o arroz estiver quase cozido (mas ainda al dente), junte as pontas dos aspargos. Mexa um pouco, acrescente uma última concha de caldo, o creme de champignon, a manteiga e o queijo. Desligue o fogo, mexa bem,acerte o sal e a pimenta, tampe e deixe descansar por 3-5 minutos antes de servir.

Obs.: se o caldo acabar antes do risoto ficar no ponto, é só colocar um pouco de água quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário