quinta-feira, 15 de maio de 2014

Marmita: salmão al cartoccio e salada de cevada com frutas secas


Esse bem que poderia ser o prato de um jantar chique, ou de uma festa de reveillon, mas foi a minha marmita mesmo... Isso porque é mega fácil e rápido de preparar além de saudável e muito saboroso. Às vezes a gente se apega aos pratos de sempre e não percebe que pode variar, sem comprometer o tempo e o sabor. Preparar essas duas receitas leva MUITO menos tempo do que preparar o combo arroz, feijão, carne e legumes. Experimenta, vai!

Salada de cevada com frutas secas
receita um nadinha adaptada daqui
4 porções

-      1 xícara de cevada
-      2 xícaras de água
-      1 folha de louro
-      1 maçã verde
-      suco de 1 limão
-      2 colheres de sopa de manteiga
-      1/3 de xícara de amêndoas em lâminas
-      1 cebola picada
-      1/3 xícara de damasco picado
-      1/3 xícara de passas escuras
-      3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadinhas
-      1 colher de sopa de tomilho fresco (só as folhas)
-      sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma tigela, coloque a cevada e cubra com o triplo de água. Esfregue com as mãos até a água ficar turva. Escorra e repita a operação 3 vezes. Escorra novamente e coloque a cevada em uma panela com a água, o louro e uma pitada de sal. Deixe ferver por cerca de 30 minutos com a tampa entreaberta, ou até que a cevada fique macia, mas sem desmanchar (enquanto isso, prepare o peixe). Retire o louro, escorra o restante da água e transfira para uma tigela. 

Lave e corte a maçã em cubinhos de 2 cm, e regue com o suco de limão para não escurecer. Reserve. Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de manteiga, junte as amêndoas e deixe dourar, mexendo sempre (cerca de 3 minutos). Retire do fogo e junte à cevada. Coloque na frigideira a colher de manteiga restante e refogue a cebola por cerca de 5 minutos. Escorra o excesso de suco de limão para a cevada e acrescente a maçã à frigideira, refogando por mais 1 minuto. Desligue o fogo e misture à cevada. Junte o restante dos ingredientes, acrescente a pimenta-do-reino moída na hora e acerte o sal. A salada pode ser servida quente ou fria 

Salmão al cartoccio
4 porções

-      4 filés de salmão, sem pele
-      1 alho poró grande
-      1 dente de alho picadinho
-      1 cálice de vinho branco seco (ou suco de 1 limão, ou laranja)
-      azeite extravirgem
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 180°. Corte 4 quadrados grandes de papel manteiga ou alumínio. Coloque uma gotinha de azeite e 1 filé de salmão em cada um, e tempere com sal, pimenta-do-reino e alho (é bem pouquinho mesmo, só para dar um toque de sabor). Parta o alho poró ao meio, lave bem, e corte a parte branca e verde clarinha em meia lua (use as partes mais escuras para fazer caldo de legumes caseiro). Divida sobre os filés de salmão, acrescente mais umas gotinhas de azeite e um pouco de vinho e feche os pacotinhos, deixando um espaço para o ar circular. Transfira os pacotes para uma assadeira e leve ao forno por cerca de 15-20 minutos (vai depender do tamanho e da grossura dos filés, mas é bem rápido). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário