quinta-feira, 27 de março de 2014

Granola Floresta Negra


Então... eu tinha em casa umas cerejas desidratadas maravilhosas que eu trouxe da Itália e nibs de cacau que comprei em Ilhéus (globalização é isso, meu povo!). Daí me inspirei no Bolo Floresta Negra (aquele bolo de chocolate, com cerejas ao maraschino e chantilly) para fazer essas barrinhas. Só de trocar as cerejas ao maraschino pelas secas, e o chocolate pelos nibs de cacau já diminui bem as calorias, mas eu queria que ficasse ainda mais light, e por isso acabei reduzindo demais a quantidade de manteiga e açúcar (ingredientes que dão liga). Assim, ao retirar do forno e tentar partir, as barrinhas esfarelaram... Como o sabor estava ótimo, acabei de esfarelar o resto e transformei tudo em granola! 

Obs. 1: nibs de cacau são as sementes do cacau tostadas (não é chocolate). 
Obs. 2: a farinha eu coloquei porque, como disse, a receita original era de barinha. Para fazer granola, não seria essencial (provavelmente nem mesmo necessária).
Obs. 3: da próxima vez vou tentar substituir a manteiga por óleo de coco, que é mais saudável e deve dar um gostinho a mais... ;)

Granola floresta negra

-      1 xícara de aveia em flocos finos
-      1 xícara de aveia em flocos grossos
-      1/2 xícara de açúcar mascavo (não apertar na xícara na hora de medir)
-      1 xícara de nozes picadas grosseiramente
-      1 xícara de cerejas secas
-      1/3 xícara de nibs de cacau
-      1/3 xícara de gergelim claro
-      1/2 xícara de sementes de girassol
-      50gr manteiga em temperatura ambiente
-      1/3 xícara de farinha de trigo integral

Misture tudo e espalhe em uma assadeira grande, para que não fique uma camada muito grossa. Leve para assar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a mistura fique sequinha e crocante. Retire, deixe esfriar, e coloque em um pote hermeticamente fechado. Guarde em temperatura ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário