domingo, 16 de fevereiro de 2014

Bolo de carne moída e aveia


Se tem uma coisa que me irrita nesta vida (hum, na verdade, existem vááárias coisas) é quando eu deixo de seguir meus instintos, e insisto em algo que não vai dar certo/não vou gostar/vai desperdiçar meu tempo. É como quando você está assistindo a um filme, e aquela vozinha interior te manda desligar a TV, porque é um filme daqueles que parecem bons, mas não são. Daí, você insiste, só para passar raiva, e descobrir que é mesmo um filme "daqueles"...  A mesma coisa acontece quando vou preparar uma receita: algo dentro de mim grita que não vai dar certo, que é melhor mudar a proporção dos ingredientes, mas às vezes eu banco a surda, persisto na receita, e invariavelmente passo raiva no fim.

Foi isso que aconteceu outro dia, quando fui pesquisar receitas de bolo de carne moída com aveia. Caí neste blog, que eu adoro, mas achei um tanto estranho o fato de misturar a aveia com água. Mesmo assim, burra cabeça dura que sou, fui adiante. A massa ficou mole, e eu, mais burra ainda, continuei. O bolo soltou um monte de líquido (da carne moída e da água colocada na aveia), não dourou direito e ficou parecendo uma carne moída, com muito caldo. Tive que tirá-lo do forno 2 vezes para escorrer, e ainda ficou muito úmido. &%$#@!!!! 

Algumas semanas depois, resolvi tentar fazer outro bolo de carne, my way. A função da aveia, para mim, é justamente absorver os líquidos que a carne solta, mantendo o bolo mais sequinho (além de mais saudável). Quem gosta do bolo ainda mais firme, para cortar rodelas bem certinhas, recomendo aumentar a quantidade de aveia e não colocar tomate (que também tem muito líquido). Fiz assim outro dia e também gostei bastante.



Bolo de carne moída com aveia

-      450g de carne moída magra (usei patinho)
-      3/4 xícara de aveia (para ficar mais firme, aumente para 1 xícara)
-      1 ovo, orgânico ou caipira
-      2 xícaras de legumes variados (usei cenoura ralada; cebola roxa, tomate sem semente e alho poró picadinhos - para ficar mais firme troque o tomate)
-      1 colher de sopa de shoyu
-      1 colher de sopa de mostarda dijon
-      1/2 colher de chá de páprica picante defumada
-      sal e pimenta-do-reino moída na mora a gosto
-      3/4 xícara de queijo ralado (um que derreta bem)
-      1/2 xícara de bacon picadinho
-      1 colher de sopa de açúcar mascavo

Preaqueça o forno a 200°. Misture bem todos os ingredientes, exceto o queijo, o bacon e o açúcar mascavo. Acerte o tempero, se necessário. Coloque uma folha de papel alumínio, com cerca de 40 cm, sobre a bancada. Unte levemente com azeite e coloque a mistura de carne, apertando e moldando com as mãos, até formar um retângulo. Espalhe o queijo ralado, deixando uma pequena distância das bordas, e cerca de 3 dedos de um dos lados menores. Com a ajuda do papel alumínio, comece a enrolar, deixando para o final a parte sem queijo, para não vazar. Transfira para uma forma de bolo inglês (a minha tem 22x 11), com papel e tudo. Coloque os cubinhos de bacon por cima e polvilhe com o açúcar mascavo. Leve para assar, sem cobrir, por cerca de 45 minutos, ou até que a carne esteja cozida e o bacon bem dourado.  Se o bacon dourar muito rápido, coloque uma tirinha de papel alumínio por cima, para não deixar queimar. Retire do forno e espere uns 5-10 minutinhos antes de desenformar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário