sábado, 11 de janeiro de 2014

Tarte de Aspargos e Gruyère

Essa é, sem sombra de dúvida, uma das receitas mais fáceis que já apareceram aqui no blog. Além disso, fica uma delícia, e faz bonito em qualquer ocasião. Receita do ótimo Great Food Fast.

Obs.: outro dia eu fiz essas tortinhas usando aquela massa folhada já cortada em retângulos (fotos no final da receita). Coloquei uma colherinha de cream cheese, e por cima um refogadinho de abobrinha, bacon, cebola e cebolinha. Achei que, pelo seu tamanho, não precisaria pré-assar a massa. Ficou bom, mas tostou um pouquinho mais do que eu gostaria (por isso acabei não fotografando). Assim, recomendo não pular esta etapa. 




Tarte de Aspargos e Gruyère
(um nadinha adaptado daqui)
4 porções 

-      1 tira de massa folhada com cerca de 30x20 cm
-      1 1/2 xícaras de queijo gruyère ralado grosso
-      1 maço de aspargos
-      azeite extravirgem
-      sal pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 200°. Cubra uma assadeira com papel manteiga e coloque a massa folhada. Se a sua massa vier em bloco, é só abrir com um rolo, em uma superfície levemente enfarinhada, até o tamanho desejado. Com uma faca afiada, faça uma moldura na massa, com cerca de 2,5cm, sem cortá-la até o final, e depois faça furinhos na parte interna (vide a foto abaixo). Isso permite que as bordas cresçam, e que a parte do meio não fique estufada. Asse por cerca de 15 minutos, ou até dourar levemente.

Retire do forno, polvilhe o queijo, corte as pontas mais duras dos aspargos, para que caibam na torta, e coloque-os, com as pontas alternadas, em uma camada única. Pincele um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta. Volte ao forno e asse por mais 20-25 minutos, ou até os aspargos ficarem macios (mais ainda al dente). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário