segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quiche (ou seria tarte?) de bacalhau


Preparei essa receita para o almoço de natal, e inicialmente batizei de quiche de bacalhau. Mas depois me bateu uma dúvida imensa, pois o recheio não leva ovos. Pesquisa daqui, pesquisa dali, descobri que na verdade a minha quiche (ou seria o meu quiche?) é, na verdade, uma tarte.  Pois é, prezadas leitoras... E, vocês sabem qual a diferença entre uma e outra? Bom, pelo que pude entender, toda quiche é uma tarte, mas nem toda tarte é uma quiche. Isso porque nessa última vai, obrigatoriamente, ovos e leite ou creme de leite. Blog de culinária também é cultura... ;)

Enfim, tarte ou quiche, não importa. O que você precisam saber é que ficou muito bom! E nem precisa esperar o próximo natal para fazer: vai muito bem no dia a dia, acompanhada de uma saladinha verde e só. As fotos não ficaram boas, desculpe! Eu estava super atrasada, bati de qualquer jeito, e quando chegou no almoço ela acabou em questão de segundos...risos.

Ah! Sobre o bacalhau, cada um tem a sua dica para dessalgar e cozinhar, então vou dar as minhas: eu não fico neurando em trocar a água de tantas em tantas horas, troco sempre que eu passo pela cozinha e lembro dele. Também deixo a vasilha com o bacalhau e a água sempre coberta, e na geladeira. Depois retiro as sementes, a pele, gosto de levar para cozinhar no leite, pois acho que assim fica mais macio e saboroso. Tempero o leite com tomilho, alecrim, louro e pimenta-do-reino moída na hora e deixo ferver (não precisa ser por muito tempo. Depois deixo esfriar e desfio. 

Quiche Tarte de Bacalhau
(rendimento: 2 tartes médias)

Recheio:
-      400 gr de bacalhau do porto, dessalgado e cozido no leite (ver dicas acima)
-      1 pimentão vermelho picado
-      2 cebolas médias picaas
-      2 dentes de alho picadinhos
-      1 vidro de palmito picado
-      2 tomates picados, sem sementes
-      1 pimenta dedo de moça sem semente e bem picadinha
-      alecrim e tomilho a gosto
-      salsinha e cebolinha a gosto
-      azeitonas portuguesas picadas a gosto
-      2 colheres de sopa de farinha de trigo
-      1 xícara de leite integral
-      creme de leite fresco, o quanto baste
-      queijo mussarela e grana padano para cobrir
-      sal, pimenta e azeite extravirgem a gosto

Refoque a cebola e o pimentão em um fio de azeite, Acrescente o alho, e mexa por um minuto. Junte o bacalhau, os tomates, o palmito, as azeitonas, a pimenta, o tomilho e o alecrim, e deixe refogar. Polvilhe a farinha de trigo e mexa até incorporar. Junte o leite e mexa bem, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente bastante salsinha e cebolinha. Prove o tempero e coloque mais sal e pimenta, caso julgue necessário. Deixe esfriar. Nesse momento, achei que o bacalhau foi absorvendo o leite e o recheio acabou engrossando demais, por isso coloquei um pouco do creme de leite fresco. O ideal é que o recheio fique cremoso: nem muito líquido, para não amolecer a massa, nem seco demais, visto que já vai ressecar um pouco no forno. 

Massa:
-      4 xícaras de farinha de trigo
-      1 colher de chá de sal
-      1 colher de chá de fermento em pó
-      200 ml de creme de leite fresco (pode ser o de caixinha) gelado
-      200 gr de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos
-      água gelada, o quanto baste

Preaqueça o forno a 180°. Misture em uma vasilha a farinha, o sal e o fermento. Junte a manteiga e vá misturando, com a ponta dos dedos, até formar uma farofa grossa. Não manipule demais a massa! Coloque o creme de leite e misture, inicialmente com uma colher e depois com as mãos, até fazer uma bola. Se a massa não adquirir consistência, coloque a água gelada, uma colher por vez (no meu caso precisou de umas 4 colheres). Divida a massa em 2 partes, abra cada uma delas em uma superfície enfarinhada, e forre as formas, acertando as beiradas. 

Faça furos na massa com um garfo, cubra com papel alumínio (ou manteiga), preencha o fundo com feijões e leve para assar por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio e os feijões, e acrescente o recheio. Cubra com o queijo ralado e volte ao forno, até dourar. 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Pão de Alho do Jamie


Eu adoro pão de alho, mas detesto aqueles que são feitos com uma quantidade abissal de margarina (eca!). Essa receita é do livro "30 minutos e pronto", do Jamie Oliver. Comprei há alguns meses e estou apaixonada - pelo livro, não pelo Jamie - embora tenho que admitir que ele ainda dá um caldo... Mas voltando ao livro: é excelente! Já preparei um monte de receitas, e todas ficaram muito, muito boas! Receitas rápidas (como eu não tenho todos os equipamentos dele, as minhas não ficam prontas tão rápido), práticas, feitas com ingredientes frescos... Tudo de bom! Outro dia vi que ele já lançou uma nova série, agora com receitas de 15 minutos... hummm!

Esse pão de alho em particular é muito saboroso. Já preparei umas 3 ou 4 vezes, sempre com sucesso. Não leva manteiga nem a famigerada margarina: vai somente azeite, alho e salsinha, além de uma boa ciabatta. Entretanto, foi bom ter visto o vídeo, além de ler o livro. Nele é possível ver que a ciabatta que ele usa é imensa, do tamanho de uma baguete, do tipo que nunca vi vender em BH. Seria o equivalente a 2 pães daqui. Infelizmente, a maior parte dos vídeos não está mais disponível no You Tube, então vocês vão ter de confiar em mim... = ]

Obs.: em uma das vezes que preparei a receita, coloquei também pedacinhos esmigalhados de gorgonzola no pão (foto no final da postagem). Ficou divino! 

Pão de Alho do Jamie

-      2 pães ciabatta
-      um maço pequeno de salsa fresca
-      3-4 dentes de alho bem picadinhos, ou esmagados
-      azeite de oliva extra virgem
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preaqueça o forno a 180°. Corte as ciabattas em fatias de 2 cm de espessura, sem chegar a separá-las. Faça também um corte no meio, no sentido vertical. Pique finamente o maço de salsa. Pegue dois pedaços grandes de papel manteiga e amasse-os sob água corrente, e depois alise para estivar novamente (eu fiz isso com o próprio saco do pão). Essa etapa parece meio estranha, mas é importante para que o pão não resseque no forno e vire torrada. Salpique a salsa sobre a folha (divida entre as 2 folhas) e adicione uma pitada de sal e pimenta. Acrescente o alho e um fio generoso de azeite. Misture bem e espalhe essa mistura nos pães, empurrando com os dedos para dentro dos cortes. Embrulhe muito bem, leve ao forno e verifique com frequência. o Ideal é que a casca fique crocante, e o miolo permaneça macio. Na hora de servir, verta mais um fio de azeite, se desejar. 


sábado, 5 de janeiro de 2013

Panquecas Single Lady

Bom dia! Como foram de passagem de ano? O meu reveillon foi bacanérrimo, me diverti horrores. Se o resto do ano for assim estou feita... ;)

Eu não posso me considerar exatamente uma single lady, pois eu e meu amoreco comemoramos em novembro 5 anos de namoro, mas acho que todas nós, independentemente do estado civil, temos o nosso momento single lady: aquele dia em que você acorda e as crianças foram para o clube, o marido/noivo/namorado/namorido/ficante foi para o futebol, ou os seus pais viajaram e você está sozinha em casa. Aproveite bem esses momentos! Coloque a sua música preferida para tocar, vá se espreguiçar e alongar com gosto, quem sabe aplicar uma máscara facial, e prepare essas panquecas, porção única, só para você. Porque você merece.

As panquecas são do livro Joy the Baker, e rendem uma porção bem grande com 3 panquecas, para uma pessoa. Você também pode fazer 4 panquecas menores e servir 2 pessoas, se houver mais coisas na mesa. Outra dica é que você pode colocar rodelas de banana, na massa, depois de colocada na frigideira. Assim, ao virar, a banana dá uma leve caramelizada.


Panquecas Single Lady

-      1/3 xícara de farinha de trigo
-      2 colheres de sopa de aveia em flocos
-      2 colheres de sopa de açúcar granulado (usei o demerara)
-      1/2 colher de chá de fermento em pó
-      1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1/4 colher de chá de sal
-      5 colheres de chá de óleo de canola (coloquei 3)
-      algumas gotinhas de extrato de baunilha
-      1/4 xícara mais 2 colheres de sopa de buttermilk* (acho que também daria certo com iogurte)
-      opcionais: pedaços de frutas, nozes, chocolate, xarope de bordo (maple syrup), mel, geleia, etc

Em uma tigela pequena misture a farinha, a aveia, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela, misture o óleo, a baunilha e o buttermilk. Despeje de uma vez sobre os ingredientes secos e misture bem. Fica uma massa mais grossa mesmo. Se você quiser acrescentar nozes, ou chocolate, essa é a hora. As frutas, eu gosto de colocar depois, ou colocar a banana, como eu escrevi acima. Aqueça uma frigideira antiaderente (eu não precisei untar, mas fique à vontade para colocar um fiozinho de óleo). 

Despeje a quantidade de massa desejada e alise levemente com as costas de uma colher, mas sem espalhar demais. Cozinhe em fogo médio até que bolhas comecem a se formar. Vire com uma espátula. Como diz a Joy, tudo bem se alguma panqueca se quebrar, ninguém vai ver, já que são só para você ;). Faça quantas panquecas couberem. A minha frigideira é bem grande, então consegui fazer todas ao mesmo tempo. Quanto menor, mais fácil de virar. Cozinhe até dourar, vire em um prato, e sirva com (ou sem) as coberturas escolhidas. Eu fui de manga, blueberries e maple. Tão bommmmm.....

* Buttermilk: para preparar 1 xícara de buttermilk, coloque 1 colher de sopa bem cheia de suco de llimão em uma xícara e complete com leite integral em temperatura ambiente. Mexa e aguarde 10 minutos para sorar.