sábado, 7 de dezembro de 2013

Bolo vegan de abóbora com pecã



Bom dia, pessoas! Peço desculpas pelo sumiço... Final de ano é dureza. Tenho muitas receitas para postar, mas cadê tempo? :S

Esse bolo nasceu de um erro culinário: há alguns meses eu tentei fazer um doce de abóbora com coco, usando uma quantidade mínima de açúcar. Acontece que a quantidade foi tão pouca que não ficou com gosto de doce... Na verdade parecia um purê adocicado, o que definitivamente não ficou legal. Como eu detesto jogar comida fora, coloquei o "purê" em um potinho e congelei, para depois ver o que podia ser feito com ele. Daí que outro dia, folheando o livro da Joy, eu encontrei essa receita de bolo vegan, que levava... purê de abóbora!

Sei que tem gente que vai ler no título a palavra vegan e pensar: será que presta? Claro que sim! Ficou muito bom! O bolo é úmido, fofinho, e as especiarias dão um toque divino. Como o meu purê já era adocicado, eu reduzi a quantidade de açúcar da receita. O coco originalmente também não fazia parte, mas já estava incorporado ao purê... De qualquer forma, achei que combinou muito! Como o meu bolo veio de um acidente culinário, vou deixar aqui a receita original. Nos EUA é comum encontrar purê de abóbora enlatado, mas por aqui nunca vi, então vocês terão esse trabalhinho extra, mas que vale muito à pena. Quem se animar pode fazer a quantidade dobrada, e depois congelar para testar em outros pratos, como nesse quibe de abóbora. Encontrei aqui e aqui receitas e dicas para fazer purê de abóbora (não testei), mas também não tem mistério nenhum, né?

Bolo vegan de abóbora e pecã
(rendimento: 2 formas de bolo inglês com 20x10 ou 1 tabuleiro grande)

-      3 3/4 xícaras de farinha de trigo
-      2 xícaras de açúcar mascavo claro
-      2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
-      1 colher de chá de fermento em pó
-      1 colher de chá de sal
-      1 colher de chá de noz moscada ralada na hora
-      1 colher de chá de canela em pó
-      1 colher de chá de allspice (pimenta da jamaica) em pó  (coloquei metade)
-      1/2 colher de chá de cravo em pó
-      425g de purê de abóbora
-      1 xícara de óleo vegetal (usei girassol)
-      1/3 xícara de maple syrup (xarope de bordo)
-      1/3 xícara de água
-      1 xícara de pecãs picadas, mais algumas inteiras para enfeitar
-      opcional: 3/4 xícara de coco ralado

 Preaqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe a(s) forma(s) e reserve.

Em uma vasilha grande, misture a farinha, açúcar, bicarbonato, fermento, sal e especiarias. Em outra vasilha, misture o purê, óleo, maple syrup e a água. Junte a mistura de abóbora à de farinha. Use uma espátula para incorporar bem os ingredientes, até que não apareça mais nenhum traço de farinha. Junte as pecãs e o coco. Verta a mistura na(s) forma(s), decore com as pecãs no topo e leve para assar (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha por pelo menos 20 minutos, antes de desenformar. Como eu assei o meu bolo em um tabuleiro grande, ao invés de desenformar fui cortando em quadrados e retirando da forma. 

Ah! Esse bolo congela super bem... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário