sábado, 2 de novembro de 2013

Omelete de forno


Olá! De volta à BH e ao blog depois de merecidas férias... Tão bom sair da rotina, viajar, conhecer novos lugares, culturas, músicas! Agora é acostumar novamente com o trabalho, a rotina e a correria. :(

No meu dia-a-dia, meus melhores companheiros são o freezer e o forno. Já falei (acho) aqui no blog que uma das melhores compras que eu fiz foi a de uma geladeira duplex, com um freezer enorme. É ótimo! Congelo pães, bolos, frutas, caldo de legumes e pratos prontos ou semi-prontos. Se faço panqueca, preparo alguns discos a mais, e os congelo para um dia de correria. Massa brisé, aquela usada em quiches, sempre faço em dobro, para poder congelar. Bolo e pão de queijo (já assado) eu embalo em porções individuais, para me socorrer em alguma manhã apressada. Banana madura congelada rende ótimos smothies, e por aí vai...

Outro aliado é o forno. Creio que a imensa maioria das receitas publicadas aqui é assada. Tem aquele tempo de preparo do alimento, mas depois você fica liberada para tomar banho, colocar a roupa para lavar, ou mesmo ver TV. Essa omelete é um ótimo exemplo disso! Você chega em casa cansada, prepara rapidinho, vai tomar o seu banho, e depois é só se deliciar com uma refeição deliciosa, rápida e light. Essa quantidade serve bem 2 pessoas (ou uma com muita fome). Para acompanhar, vá de salada verde. 

As quantidades são aproximadas, se você não gosta de ricota, troque por mussarela; se não tiver tomate, coloque abobrinha; troque o espinafre por repolho, junte aquele resto de frango de padaria, enfim... O céu é o limite!


Omelete de forno
(2 porções)

-      6-8 tomates siriguela (ou cereja, ou sweet grape)
-      1/2 cebola roxa pequena em fatias finas
-      1 dente de alho pequeno picadinho
-      1/4 de ricota defumada picada em cubos
-      1/2 xícara de folhas de espinafre
-      3 ovos
-      azeite, sal e pimenta-do-reino
-      salsinha, cebolinha e alecrim a gosto
-      opcional: 2 colheres de sopa de creme de leite fresco

Preaqueça o forno em temperatura média. Unte com manteiga uma forma pequena. Refoque a cebola em uma frigideira antiaderente, com um fio de azeite. Deixe dourar. Junte o alho e frite por mais um minuto. Junte o alecrim, coloque os tomates partidos ao meio, o espinafre, mexa e desligue o fogo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Bata os três ovos com um garfo. Se quiser, acrescente o creme de leite fresco (desta vez eu não coloquei, pois não tinha em casa, mas recomendo). Tempere com sal, pimenta, salsinha e cebolinha. Coloque o refogado de tomates na forma, espalhe os cubos de ricota defumada, e verta os ovos batidos. Leve ao forno por 10-15 minutos, até dourar a superfície. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário