terça-feira, 15 de outubro de 2013

Geleia de cebola roxa com vinho tinto


Encontrei cebolas roxas orgânicas (as minhas favoritas) por um bom preço, e acabei comprando demais. Como também tinha uns restinhos de vinho tinto na geladeira, tive a ideia de preparar um chutney, ou algo do gênero. Com uma pesquisa rápida na internet (tinha um colega de trabalho, nerd assumidíssimo, que costumava dizer: "o google é meu pastor e nada me faltará"...rs) encontrei essa receita de geleia de cebola que muito me interessou. Aproveitei para incluir um resto de vinagre balsâmico e outro de crema di balsamico (que nada mais é do que vinagre balsâmico reduzido), e substituí o creme de cassis (que eu não tinha) por gin. Ficou MUITO BOM! Show de bola para comer com carne, para servir de aperitivo com torrada (ou na bruschetta), para misturar nesta receita de cuscuz marroquino, no lugar da cebola caramelada, etc, etc, etc. Ah! Dura bastante na geladeira, viu?

Geleia de cebola roxa com vinho tinto

-      50g de manteiga
-      700g de cebola roxa descascada, partida ao meio e finamente cortada em fatias
-      2/3 xícara de açúcar cristal orgânico
-      1 colher de chá de sal
-      1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
-      1/2 xícara de vinagre de vinho tinto
-      1 xícara de vinho tinto encorpado
-      1 1/2 colher de sopa de gin
-      2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
-      1 colher de sopa de crema di balsamico (ou coloque mais 2 colheres de vinagre balsâmico)

Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso, até adquirir uma cor escura de nozes (cuidado para não queimar, ou vai ficar amargo). Adicione a cebola, açúcar, sal e pimenta, e misture bem. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.

Adicione o vinagre, vinho, gin, vinagre balsâmico e o crema di balsamico, e deixe cozinhar por mais 30 minutos, com a panela destampada, mexendo regularmente. Esse tempo é uma média, se ainda estiver com muito líquido, é preciso cozinhar mais, até engrossar. A cebola não chega a se desfazer, mas a mistura fica com a consistência de uma geleia. 

A geleia fica ainda mais gostosa depois de alguns dias, quando o seu sabor vai apurando. Mantenha na geladeira, de preferência em um vidro esterilizado e hermeticamente fechado. Eu não esterilizei nada, coloquei em um vidro bem limpo, com tampa de rosca (tipo esses de geleia mesmo), e vou consumindo aos poucos. Já está lá há um mês, e continua ótimo! Mas use o seu bom senso, né colega? Se depois de um certo tempo a aparência ou odor mudarem, descarte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário