sábado, 29 de junho de 2013

Bolo semi-integral de maple e amêndoas



Outro dia estava dando uma geral na minha despensa, e na geladeira, e fiquei pasma com a quantidade de ingredientes que comprei por curiosidade/porque o preço estava bom/para testar/para fazer uma receita específica. Tinha de tudo: creme de champignon trufado, pasta amarela de curry, raiz de capim santo em conserva, geleia de morango com pimenta, lavanda, molho barbecue thai , etc, etc, etc... Gente, como assim? 

Não me levem a mal, todos os produtos (pelo menos os que já usei) se revelaram ótimas aquisições. O erro está em utilizá-los pouco, e continuar comprando antes de acabar com o que já tem. Assim, assumi comigo mesma o compromisso de usar tudo, e comecei pelo molho thai (veja aqui). Outro ingrediente que estava encostado na minha geladeira há séculos era uma garrafinha de maple syrup (xarope de bordo). Comprei por um bom preço, para provar com panquecas no café-da-manhã. Gostei muito, mas tem 2 problemas: não faço panquecas com tanta frequência; e, apesar de ter gostado muito, ainda prefiro mel... : S

Daí que aquele vidro na geladeira já estava me incomodando, e resolvi que faria um bolo para dar cabo daquilo. Meu ponto de partida foi essa receita que encontrei no site Food 52. Digo ponto de partida porque adaptei quase tudo: troquei parte da farinha comum por integral, o iogurte por sour cream (tinha um creme de leite fresco na geladeira que se recusava a acabar), as raspas de limão por tangerina, a baunilha por extrato de amêndoas, mudei quantidades porque só tinha 2 ovos, incluí a cobertura e as amêndoas picadas. Enfim... Olha, o bolo ficou MARA! Muito úmido, saboroso e leve. Sem contar que é bem fácil de fazer, e dispensa batedeira. Aprovadíssimo!




Bolo semi-integral de maple a amêndoas
(receita adaptada daqui)

-      1/2 xícara de xarope de bordo (maple syrup)
-      3/4 xícara de creme azedo (sour cream)*
-      1/4 xícara de açúcar (usei o cristal orgânico)
-      2 ovos grandes (orgânicos ou caipiras)
-      raspas da casca de 1 tangerina pequena (de preferência orgânica também)
-      1/2 colher de chá de extrato ou essência de amêndoas
-      1 xícara de farinha de trigo comum
-      1/2 xícara de farinha de trigo integral
-      2 colheres de chá de fermento
-      1/4 colher de chá de sal
-      1/2 xícara + 2 colheres de sopa de óleo de girassol
-      1/3 xícara de amêndoas picadas

Cobertura de maple

-      2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
-      1 colher de chá de creme de leite fresco
-      cerca de 2-3 colheres de chá de xarope de bordo

Preaqueça o forno a 180°. Unte uma forma de 22 x 12 cm com manteiga e reserve.Misture o xarope, o creme azedo, o açúcar, os ovos, as raspas de tangerina e o extrato de amêndoas com o batedor (fouet). Em outra vasilha, misture as farinhas, o fermento e o sal. Despeje a mistura com o xarope e mexa para incorporar todos os ingredientes. Acrescente o óleo e misture devagar, até que seja absorvido pela massa. Coloque na forma, polvilhe com as amêndoas (elas vão afundar à medida que o bolo assa) e leve para o forno por cerca de 50 minutos (faça o teste do palito). Não espere muito para retirar o bolo do forno, para que não resseque. Deixe esfriar sobre uma gradinha por 5-10 minutos, desenforme e espalhe a cobertura.

Para preparar a cobertura, basta misturar o açúcar com o creme de leite e colocar o xarope aos poucos, até dar o ponto: tem que ficar bem grossa, mas um tanto que permita ser espalhada sobre o bolo.

* Sour cream: misture 1 xícara de creme de leite com 2-3 colheres de chá de suco de limão. Mexa até que comece a engrossar, tampe com filme plástico e deixe engrossar mais um pouco, em temperatura ambiente, por no mínimo 1 hora antes de usar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário