terça-feira, 9 de abril de 2013

Spanakopita: pastéis gregos de massa filo com espinafre e feta



Não sou uma grande conhecedora da culinária grega, mas tudo que provei até hoje foi bom! Com esses pasteizinhos não poderia ser diferente, eles ficam com uma casquinha suuuuuper crocante, e o recheio é bem gostoso. A receita é do ótimo livro Falling Cloudberries, e diz que eles também são bastante populares no Chipre. Eu fiz pastéis maiores (não imensos), mas você pode prepará-los naquele tamanho coquetel. Nesse caso, acho que poderia cortar as folhas de filo  na vertical (eu cortei no sentido do comprimento). 

Spanakopita
(rende cerca de 18 pastéis médios)

-      570 gr de folhas de espinafre (não pesei, usei um maço bem grandão, incluindo também os tallinhos mais tenros)
-      2 1/3 xícara de queijo feta esfarelado (não precisa apertar na xícara na hora de medir)
-      2 ovos, levemente batidos
-      noz moscada ralada na hora
-      3 colheres de sopa de parmesão ralado (use do bom, please)
-      450 gr (1 1/2 pacote) de massa filo
-      4-5 colheres de sopa de manteiga derretida ( a minha estava bem molinha, então não derreti)
-      pimenta-do-reino moída na hora

Mergulhe o espinafre em água fervente com sal por alguns minutos e depois escorra bem. Quando estiver esfriado um pouco, pique finamente, espremendo o máximo de água que puder. Coloque em uma vasilha, junte o feta e amasse com um garfo. Junte os ovos, noz moscada a gosto, parmesão, e tempere com pimenta-do-reino. Não precisa sal, o queijo já tem o suficiente.

Preaqueça o forno a 180°. Coloque uma folha do filo na bancada limpa (ou tábua) e pincele com a manteiga. Não precisa exagerar. Enquanto você trabalha com uma folha, mantenha as outras cobertas com um pano levemente umedecido, para não ressecarem (às vezes é um saco trabalhar com filo, mas o resultado final nunca decepciona). Coloque outra folha sobre a primeira e pincele com manteiga também. Corte em tiras de 10 cm, no sentido do comprimento (eu cortei a folha em 3 tiras, não medi). Se a massa rasgar (acontece direto) não tem problema, já que os pastéis serão enrolados várias vezes. Apenas emende como puder e continue (escolhi para as fotos um bem detonado, para vocês verem que no final tudo se resolve). 




Coloque 1 colher de sopa do recheio na ponta de cada tira e dobre, pegando a ponta inferior direita e levando até o lado esquerdo, para formar um triângulo, e continue dobrando até chegar no final. Pincele um pouquinho de manteiga na ponta para colar. Como é mais fácil mostrar do que escrever, tirei essas fotinhas para vocês verem. A qualidade não está boa, desculpe. Estava com as mão sujas de manteira, e não podia demorar demais, para a massa não ressecar. Pincele ambos os lados com manteiga e arrume tudo em uma assadeira, forrada com silpat (um daqueles tapetinhos de silicone, para não grudar). Se você não tiver, pode forrar com papel manteiga, mas não sei se sairá com a mesma facilidade. Não precisa deixar uma distância grande entre um pastel e outro, basta não deixar encostar. Asse por 15-20 minutos, ou até a massa ficar bem dourada e crocante. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário