domingo, 13 de janeiro de 2013

Pão de Alho do Jamie


Eu adoro pão de alho, mas detesto aqueles que são feitos com uma quantidade abissal de margarina (eca!). Essa receita é do livro "30 minutos e pronto", do Jamie Oliver. Comprei há alguns meses e estou apaixonada - pelo livro, não pelo Jamie - embora tenho que admitir que ele ainda dá um caldo... Mas voltando ao livro: é excelente! Já preparei um monte de receitas, e todas ficaram muito, muito boas! Receitas rápidas (como eu não tenho todos os equipamentos dele, as minhas não ficam prontas tão rápido), práticas, feitas com ingredientes frescos... Tudo de bom! Outro dia vi que ele já lançou uma nova série, agora com receitas de 15 minutos... hummm!

Esse pão de alho em particular é muito saboroso. Já preparei umas 3 ou 4 vezes, sempre com sucesso. Não leva manteiga nem a famigerada margarina: vai somente azeite, alho e salsinha, além de uma boa ciabatta. Entretanto, foi bom ter visto o vídeo, além de ler o livro. Nele é possível ver que a ciabatta que ele usa é imensa, do tamanho de uma baguete, do tipo que nunca vi vender em BH. Seria o equivalente a 2 pães daqui. Infelizmente, a maior parte dos vídeos não está mais disponível no You Tube, então vocês vão ter de confiar em mim... = ]

Obs.: em uma das vezes que preparei a receita, coloquei também pedacinhos esmigalhados de gorgonzola no pão (foto no final da postagem). Ficou divino! 

Pão de Alho do Jamie

-      2 pães ciabatta
-      um maço pequeno de salsa fresca
-      3-4 dentes de alho bem picadinhos, ou esmagados
-      azeite de oliva extra virgem
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preaqueça o forno a 180°. Corte as ciabattas em fatias de 2 cm de espessura, sem chegar a separá-las. Faça também um corte no meio, no sentido vertical. Pique finamente o maço de salsa. Pegue dois pedaços grandes de papel manteiga e amasse-os sob água corrente, e depois alise para estivar novamente (eu fiz isso com o próprio saco do pão). Essa etapa parece meio estranha, mas é importante para que o pão não resseque no forno e vire torrada. Salpique a salsa sobre a folha (divida entre as 2 folhas) e adicione uma pitada de sal e pimenta. Acrescente o alho e um fio generoso de azeite. Misture bem e espalhe essa mistura nos pães, empurrando com os dedos para dentro dos cortes. Embrulhe muito bem, leve ao forno e verifique com frequência. o Ideal é que a casca fique crocante, e o miolo permaneça macio. Na hora de servir, verta mais um fio de azeite, se desejar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário