sábado, 5 de janeiro de 2013

Panquecas Single Lady

Bom dia! Como foram de passagem de ano? O meu reveillon foi bacanérrimo, me diverti horrores. Se o resto do ano for assim estou feita... ;)

Eu não posso me considerar exatamente uma single lady, pois eu e meu amoreco comemoramos em novembro 5 anos de namoro, mas acho que todas nós, independentemente do estado civil, temos o nosso momento single lady: aquele dia em que você acorda e as crianças foram para o clube, o marido/noivo/namorado/namorido/ficante foi para o futebol, ou os seus pais viajaram e você está sozinha em casa. Aproveite bem esses momentos! Coloque a sua música preferida para tocar, vá se espreguiçar e alongar com gosto, quem sabe aplicar uma máscara facial, e prepare essas panquecas, porção única, só para você. Porque você merece.

As panquecas são do livro Joy the Baker, e rendem uma porção bem grande com 3 panquecas, para uma pessoa. Você também pode fazer 4 panquecas menores e servir 2 pessoas, se houver mais coisas na mesa. Outra dica é que você pode colocar rodelas de banana, na massa, depois de colocada na frigideira. Assim, ao virar, a banana dá uma leve caramelizada.


Panquecas Single Lady

-      1/3 xícara de farinha de trigo
-      2 colheres de sopa de aveia em flocos
-      2 colheres de sopa de açúcar granulado (usei o demerara)
-      1/2 colher de chá de fermento em pó
-      1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1/4 colher de chá de sal
-      5 colheres de chá de óleo de canola (coloquei 3)
-      algumas gotinhas de extrato de baunilha
-      1/4 xícara mais 2 colheres de sopa de buttermilk* (acho que também daria certo com iogurte)
-      opcionais: pedaços de frutas, nozes, chocolate, xarope de bordo (maple syrup), mel, geleia, etc

Em uma tigela pequena misture a farinha, a aveia, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela, misture o óleo, a baunilha e o buttermilk. Despeje de uma vez sobre os ingredientes secos e misture bem. Fica uma massa mais grossa mesmo. Se você quiser acrescentar nozes, ou chocolate, essa é a hora. As frutas, eu gosto de colocar depois, ou colocar a banana, como eu escrevi acima. Aqueça uma frigideira antiaderente (eu não precisei untar, mas fique à vontade para colocar um fiozinho de óleo). 

Despeje a quantidade de massa desejada e alise levemente com as costas de uma colher, mas sem espalhar demais. Cozinhe em fogo médio até que bolhas comecem a se formar. Vire com uma espátula. Como diz a Joy, tudo bem se alguma panqueca se quebrar, ninguém vai ver, já que são só para você ;). Faça quantas panquecas couberem. A minha frigideira é bem grande, então consegui fazer todas ao mesmo tempo. Quanto menor, mais fácil de virar. Cozinhe até dourar, vire em um prato, e sirva com (ou sem) as coberturas escolhidas. Eu fui de manga, blueberries e maple. Tão bommmmm.....

* Buttermilk: para preparar 1 xícara de buttermilk, coloque 1 colher de sopa bem cheia de suco de llimão em uma xícara e complete com leite integral em temperatura ambiente. Mexa e aguarde 10 minutos para sorar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário