domingo, 30 de dezembro de 2012

Bolo de limão e mirtilos e 2 anos de Blog


O dia do aniversário do Blog já passou, mas ainda estamos no mês de aniversário, então está valendo...risos. Nunca tive um final de ano tão corrido, nem pude aparecer aqui para desejar um Feliz Natal, mas espero que ele tenha sido o melhor possível para todos!

Esse bolo eu preparei para o aniversário do meu amoreco, e fez muito sucesso na família dele. A receita veio do meu livro de bolos de festa favorito, o Sky High. Infelizmente, não o utilizo tanto quanto gostaria, pois são raras as oportunidades de fazer um bolo desses (e também porque são receitas que demandam um certo tempo, e que têm um cus$$$to maior), mas todas as receitas que testei até hoje ficaram fantásticas! Acho que os autores tiveram um cuidado enorme em criar bolos que fogem do que normalmente se vê, e com sabores que casam lindamente, como é o caso dos limões e mirtilos (blueberries).

Nesse bolo eu adaptei um bocado de coisas, principalmente na quantidade de recheio , que achei pouca (quando fiz o bolo Piña Colada comentei sobre isso), e na cobertura, pois creio que o buttercream que os americanos tanto adoram fica pesado, não é muito o nosso gosto aqui no Brasil. Desta forma, reduzi muito a quantidade de manteiga, que foi de 280g para 180g (para compensar, incluí o chocolate branco). Também troquei o limão siciliano original pelo tahiti, mais fácil de achar, entre outras coisinhas. A receita original é para um bolo de 3 camadas, utilizando-se formas de 20 cm. Como eu não tenho nenhuma forma desse tamanho, quiçá 3, utilizei 2 formas de 25 cm, e deu certinho. Tirei uma foto do bolo cortado para vocês verem, mas foi a fatia que restou, já estava toda "sambada", e não fez justiça à receita, que além de gostosa fica linda! Na decoração usei também folhas de hortelã, mas não aparecem na foto, pois deixei para colocar bem na hora de servir...

No mais, só gostaria de agradecer a todas as pessoas que passaram por aqui, nos últimos 2 anos! Gosto muito desse bloguito, é para mim uma terapia e um prazer vir aqui, contar histórias e dividir receitas. Espero que essas mesmas receitas rendam bons momentos com outras famílias, boas lembranças e histórias para contar. Acho que a comida nos une, tanto o ritual de preparar uma refeição quanto o ato de comer, e isso tem sido cada vez mais importante, no corre-corre da vida moderna... Obrigada!

PS: Com as 7 gemas e os limões sem casca que sobraram, preparei outra receita, um curd de limão, que postarei mais tarde, ok? 


Bolo de Limão e Mirtilos

Recheio:
-      450g de mirtilos (blueberries) congelados ou frescos
-      3/4 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
-      3 colheres de chá de suco de limão
-      2 colheres de chá de raspas da casca do limão
-      1 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado

Junte em uma panela todos os ingredientes, e leve ao fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Continue cozinhando, mexendo frequentemente, por cerca de 20 minutos (vá apertando os mirtilos com as costas da colher), ou até a mistura engrossar, reduzir, e ficar como uma geleia. Não deixe engrossar demais, para não ficar difícil de espalhar. Retire do fogo e deixe esfriar. Na receita original as frutinhas são batidas e coadas antes de fazer o recheio, mas eu gosto delas assim, mais rústicas...

Bolo:
-      200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
-      2 xícaras de açúcar refinado
-      2 colheres de chá de raspas da casca do limão
-      3 colheres de sopa de suco de limão
-      7 claras de ovos
-      3 xícaras de farinha para bolos*
-      4 colheres de chá de fermento em pó
-      1/2 colher de chá de sal
-      1 1/4 xícara de leite

Preaqueça o forno a 180°. Unte com manteiga 2 formas de 25 cm ou 3 de 20 cm, forre os fundos com papel manteiga e unte o papel também. Em uma batedeira (acredite se quiser, eu usei o mixer, com o fouet adaptado), bata a manteiga, o açúcar, as raspas e o suco de limão até ficar leve e fofo (comece batendo em velocidade baixa, e depois passe para média). Junte as claras, 2 ou 3 a cada vez, batendo bastante entre cada adição, e raspando as laterais da vasilha sempre que necessário. 

Misture a farinha, o fermento e o sal  (o ideal é peneirá-los juntos), e acrescente-os à massa em 3 adições, intercalando com o leite (em 2 adições), e batendo a massa em velocidade média-alta por cerca de 1 minuto, ou o suficiente apenas para incorporar bem os ingredientes. 

Separe 1 xícara da massa e divida o restante entre as formas, nivelando as superfícies com uma espátula. Na massa que você separou, junte 2 1/2 colheres de sopa do recheio de mirtilos (já frio), e misture bem. Espalhe colheradas desta massa (que vai ficar roxa) nas assadeiras e, com a ponta de uma faca, desenhe arabescos (foto acima). Não misture demais!

Asse por cerca de 25 minutos, ou até que o palito saia limpo, e as laterais do bolo comecem a se desprender das formas. Retire do forno, deixe esfriar nas formas por cerca de 10 minutos e depois desenforme (o bolo é uma beleza, desenformou super fácil!) e deixe esfriar em uma gradinha por pelo menos 1 hora.

* Farinha para bolos caseira: para fazer uma xícara, coloque 2 colheres de sopa de amido de milho e complete o restante da xícara com farinha de trigo.

Cobertura:
-      1 xícara de açúcar refinado
-      1/4 xícara de água
-      2 ovos
-      180g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
-      3 colheres de sopa de suco de limão
-      1/2 xícara bem cheia de gotas de chocolate branco derretido e em temperatura ambiente
-      Opcional: mirtilos frescos e folhas de hortelã para decorar

Em uma panela pequena misture o açúcar e a água. Mexa até o açúcar dissolver, depois pare de mexer e deixe ferver, até que a calda engrosse, mas ainda permaneça clara. O melhor mesmo é usar um termômetro, quando ele atingir 115° está pronto, é só remover do fogo. 

Na batedeira, em velocidade média, bata ligeiramente os ovos. Acrescente a calda de açúcar aos poucos, mas de forma constante. Cuidado para não atingir a pá da batedeira e a calda espirrar! Quando tiver colocado toda a calda, aumente a velocidade para média-alta e bata até a mistura ficar bem fofa e em temperatura ambiente. Isso pode levar de 15-20 minutos, mas é muito importante, para não desandar na hora de colocar a manteiga.

Quando a mistura estiver na temperatura certa, reduza a velocidade para média-baixa e gradualmente acrescente a manteiga, 2-3 colheradas de cada vez, batendo bem entre cada adição. Se a mistura não firmar, leve ao congelador para resfriar por cerca de 5 minutos, mexendo a cada 1 minuto, para não congelar o fundo, e volte a bater na batedeira. Junte o suco de limão, bata mais um pouco, e finalmente acrescente o chocolate branco derretido e em temperatura ambiente (para não desandar), e bata até incorporar. 

Montagem:

Coloque o primeiro bolo em um prato, de ponta cabeça. Espalhe o recheio de mirtilos (se for fazer 3 camadas, divida o recheio em 2 partes). Não espalhe a cobertura até as bordas do bolo para não derramar. Deixe um espaço de 0,5 a 1cm. Cubra com o segundo bolo, também de ponta cabeça. Coloque a cobertura em cima, e vá espalhando pelas laterais. Eu acho mais fácil fazer, primeiro, uma camada bem fina de cobertura, mais para deixar o bolo lisinho (como se fosse uma massa corrida), deixo esfriar na geladeira por uns 20-30 minutos, e depois vou espalhando o restante. Como não tenho grandes habilidades com decoração de bolo, e o dia estava muito quente, achei mais fácil ir espalhando às colheradas, fazendo desenhos com as costas da colher. Quem leva mais jeito pode até usar um saco para confeitar... Deixe o bolo na geladeira até a hora de servir (a cobertura firma mais, quando a manteiga e o chocolate esfriam), decore com os mirtilos frescos e as folhinhas de hortelã, e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário