domingo, 16 de dezembro de 2012

Bolinho 100% Integral com Mel


Quem não gosta de bolo, bom sujeito não é... ;) 

Esse então, feito 100% com farinha integral, e adoçado somente com mel, fica bom demais! No dia-a-dia, eu prefiro assar os bolos em forminhas de muffin, o que me permite congelar uma parte da fornada para consumo futuro. Eles congelam muito bem, e depois basta deixá-los em temperatura ambiente, ou colocar por 30 segundos no microondas, para que fiquem como novos. E para quem pensa que todo bolo integral é pesado e massudo, eu garanto que esses são super fofinhos! O melhor de tudo? Suja só uma vasilha na hora de preparar... 

Ah! A receita original sugeria uma cobertura de laranja, que levava 2 xícaras e meia (!!!) de açúcar de confeiteiro. Não dá, né? Não para o dia-a-dia. Optei então por dispensar a cobertura, mas decidi incorporar à massa raspas da casca de 1 laranja, pois achei que combinaria bem com o mel e a canela. Isso porque eu fiz meia receita, caso contrário colocaria as raspas de 2 laranjas, ok?

Bolinho Integral com Mel
receita daqui

-      3 xícaras de farinha de trigo integral
-      1 colher de sopa de fermento
-      1 colher de sopa de canela em pó
-      1 colher de chá de sal
-      3 ovos em temperatura ambiente
-      2 xícaras de leite
-      1 3/4 xícara de mel
-      3/4 xícara de óleo vegetal
-      1 colher de sopa de extrato de baunilha
-      opcional: raspas da casca de 2 laranjas

Em uma vasilha grande, misture a farinha, o fermento, a canela e o sal. Junte os ovos, 1/2 xícara de leite, o óleo, mel e baunilha. Dica, coloque primeiro o óleo, e depois use o medidor para colocar o mel. Desta forma, ela não gruda na xícara. Com uma batedeira, ou o mixer com o fouet adaptado, bata em velocidade média-baixa por 1 minuto, até misturar tudo. Raspe as laterais da vasilha com uma espátula e bata em velocidade média por mais um minuto. Acrescente o restante do leite e bata novamente em velocidade média por mais 1 minuto (a massa fica mais rala mesmo, não se preocupe). Leve para assar em forno médio (180°) por 45-50 minutos, se você estiver usando uma forma comum de bolo. Como eu usei forminhas de muffin, eles assaram em 35 minutos. Como a temperatura de cada forno varia muito, faça o teste do palito. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha, antes de desenformar. Para decorar, polvilhei um pouquinho de aveia em flocos finos.

Rendimento: 1 forma de 33x23cm, untada e enfarinhada, ou cerca de 14 muffins (em cada cavidade coloque uma forminha própria). Eu preparei 1/2 receita, usando 2 ovos pequenos, e consegui 7 bolinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário