sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tilápia com Tomates, Rúcula e Alcaparras


Eu adoro peixe! Infelizmente não como com a frequência recomendada, mas estou chegando lá. Essa receita é uma delícia, e pode ser feita usando qualquer peixe branco, com a carne firme, como o saint peter, merluza, linguado... Também é ótima para aproveitar aquela rúcula que ainda está boa, embora não esteja mais fresca e crocante o suficiente para ser comida crua, na salada. Ah! O melhor de tudo: suja uma única frigideira e fica pronta em menos de 30 minutos!

Tilápia com Tomates, Rúcula e Alcaparras
4 porções - receita daqui

-      2 colheres de sopa de azeite
-      2 xícaras de tomatinhos, partidos ao meio
-      1 maço (não muito grande) de rúcula
-      3 colheres de sopa de farinha de trigo
-      4 filés de tilápia
-      1/2 colher de chá de pimenta calabresa (ao a gosto)
-      1/2 xícara de vinho branco seco
-      2 colheres de sopa de alcaparras, lavadas e escorridas
-      2 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada, cortada em pedaços
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Coloque uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto, e aqueça 1 colher de sopa do azeite. Junte os tomates e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até amaciar. Retire do fogo, junte a rúcula e mexa para refogar levemente. Transfira para um prato e tampe para manter aquecido. 

Enquanto isso, coloque a farinha em um prato. Seque os filés de peixe com papel toalha e tempere ambos os lados com sal e pimenta calabresa. Passe a tilápia pela farinha, e dê alguns "tapinhas" para retirar o excesso. Volte a frigideira para o fogo, aqueça a outra colher de azeite, e frite os filés de tilápia. Se a sua frigideira não for grande o suficiente, frite por etapas. Neste caso, talvez seja necessário mais um pouco de azeite, mas lembre-se que é só um pouco, para deixar o peixe crocante - a ideia não é fritar por imersão, pelamor! Evite virar o peixe em demasia, para não despedaçar os filés, e cozinhe até que fiquem dourados (cerca de 3-4 minutos de cada lado). Quando estiver no ponto, transfira para um prato e tampe, para manter aquecido.

Ainda na mesma frigideira, coloque o vinho branco, mexa para pegar todo o sabor do peixe, e deixe ferver até reduzir à metade (1 ou 2 minutos). Retire do fogo, junte as alcaparras e acrescente a manteiga aos poucos, mexendo até derreter e engrossar o molho ligeiramente. Divida os tomates e rúculas nos pratos, coloque 1 filé de peixe sobre eles e distribua o molho por cima de tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário