terça-feira, 6 de novembro de 2012

Salada de beterrabas assadas com rúcula, laranja e queijo feta


A receita da salada eu tirei do mesmo livro de onde peguei a receita da tilápia, no post anterior, e adaptei um nadinha, apenas para deixar as beterrabas assadas mais saborosas. O livro chama-se Fresh Flavor Fast, e pertence à coleção Everyday Food, que, por sua vez, só poderia ser da idolatrada, salve, salve Martha Stewart... Estou viciada nele! Todas as receitas que fiz ficaram ótimas. Como o próprio nome diz, são rápidas e feitas, principalmente, com ingredientes frescos. Nada de enlatados ou misturas prontas... 

Falando em livros, outro dia passei na Fnac do BH Shopping, e vi vários volumes do Jamie Oliver em promoção. Comprei o Revolução na Cozinha por R$35,90 (bem abaixo do que costumo ver), mas também tinha o Jamie em Casa, Jamie na América, Chef sem Mistérios, etc. Gosto muito dele , tenho alguns livros e uso com certa frequência, só me desapontei um pouco com o Jamie na Itália (achei meio preguiçoso, esperava mais), mas amei o 30 Minutos. Ah! Comprei também, por inacreditáveis R$5,90, o livro Regras da Comida, por Michael Polan. Ótimo! Simples, divertido, fácil de ler, e muito, muito útil. Recomendo!

Salada de Beterrabas Assadas com Rúcula, Laranja e Queijo Feta
(rendimento: 4 porções como entrada ou 2 como prato principal)

-      4-5 beterrabas pequenas
-      2 laranjas
-      2 colheres de sopa de azeite
-      1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
-      1 colher de chá de mostarda Dijon
-      2 punhados grandes de rúcula, higienizada e seca
-      140g de queijo feta esmigalhado
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora, alecrim seco

Preaqueça o forno a 230° (temperatura alta). Em um pedaço de papel alumínio, coloque as beterrabas limpas, mas ainda com casca, 1 colher de sopa de azeite, e polvilhe com alecrim, sal e pimenta a gosto. Embrulhe bem, deixando uma folga para o vapor, e leve ao forno, em uma assadeira, por 45-50 minutos, até que as beterrabas estejam macias (faça o teste espetando a ponta de uma faca). Retire do forno e deixe esfriar, até que possam ser manuseadas. Retire a casca esfregando os dedos, ou um pedaço de papel toalha (para não manchar as mãos), e corte em pedaços médios. Esse é, para mim, o melhor jeito de preparar uma beterraba. Ela fica bem adocicada, e saborosa. Depois que você experimentar, nunca mais vai querer comer beterraba cozida... ;)

Enquanto isso, prepare as laranjas: corte as duas pontas com uma faca afiada, e vá descascando, retirando também aquela película branca, seguindo a curvatura da fruta. Depois de descascada, segure a laranja com uma das mãos, sobre um bowl, e faça cortes em "V", ao longo das membranas, para retirar os gomos. Esprema o suco que sobrou das laranjas no bowl, e junte o azeite restante, mais o vinagre e a mostarda. Tempere com sal e pimenta e misture bem.

Despeje o molho sobre a rúcula, misturando delicadamente. Divida as folhas pelos pratos e disponha as beterrabas, gomos de laranja e queijo feta. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário