sábado, 27 de outubro de 2012

Marmita: tomates recheados com espinafre e espaguete alho e óleo

Há quanto tempo a minha marmita não dava pinta aqui no blog! Mas essa aqui merecia ser publicada, pois ficou muito boa, além de ser rápida de preparar. Eu venho tentando privilegiar as refeições sem carne, e essa é uma ótima opção. Essa quantidade rende aproximadamente 3 porções, ok?

Comece preparando os tomates rechados: pique 1 maço de espinafre (folhas e talos mais finos), e cozinhe rapidamente no vapor (não jogue fora a água, ela vai servir para cozinhar o macarrão). Enquanto isso, separe 6 tomates, faça um corte na parte inferior, para que possam ficar em pé. Corte também uma tampa na parte superior de cada um e, com os dedos, retire as sementes. Tempere o interior dos tomares com um micro fio de azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Rale um pouco de queijo (eu usei queino minas do serro), cerca de 1/2 xícara, misture com o espinafre já cozido e picado, e coloque 1 colher requeijão, ou creme de ricota, só para dar liga. Tempere com sal, pimenta, e uma pitada de noz moscada. Com cuidado, usando uma colher de café, recheie os tomates. Se quiser, polvilhe farinha de rosca ou queijo parmesão. Acomode-os em uma assadeira e leve para assar em forno médio preaquecido, até o queijo dourar (é bem rápido, coisa de 10-15 minutos).

Enquanto isso, prepare o espaguete ao alho e óleo (spaghetti aglio olio): coloque o espaguete para cozinhar , pelo tempo indicado, na água que você usou para fazer os espinafres no vapor. Além de ganhar tempo, essa água é cheia de nutrientes (aprendi em um livro do Michael Polan). Pique uns 6-8 dentes de alho (ou à gosto) e coloque em uma frigideira com cerca de 4 colheres de sopa de azeite. Frite até começar a dourar (cuidado para não queimar), junte um pouco de pimenta calabresa, ou pimenta dedo de moça picadinha, mexa por mais 1 minuto, e desligue o fogo. Acrescente o espaguete, mexa para incorporar, tempere com sal e pimenta-do-reino (se for necessário), coloque mais azeite, se precisar, e polvilhe bastante salsinha e queijo parmesão. Muito bom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário