segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Torta (MARAVILHOSA) de Tomates


Essa maravilha de torta entrou direto para o meu top 10 de receitas favoritas! É muito, muito boa! Já fiz umas 3 vezes, em um intervalo pequeno de tempo, e sempre que recebo tomates na cesta de orgânicos fico com vontade de prepará-la mais uma vez. Na receita original, são utilizados tomates comuns, manjericão e queijo fontina, mas já substituí por tomate sweet grape (ou usei os dois em conjunto, como na foto), troquei o manjericão por cebolinha com raiz (foto), e usei queijo mussarela (me recuso a escrever com "ç") ou minas no lugar do fontina, que é muito difícil de achar em BH. Não se assuste com o alho inteiro, após assado, o gosto fica bem suave. A massa é aquela clássica, Pâte Brisée, e a receita dá para 2 tortas. Minha recomendação é que você faça a receita inteira e congele metade, embrulhada em papel filme, para usar depois, em um quiche, ou para repetir a torta de tomates. Acredite, ela é viciante...

Torta de Tomates
rendimento: 1 torta com 25cm
(receita daqui)

-      1 cabeça de alho
-      3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
-      farinha de trigo para polvilhar
-      1/2 receita de Pâte Brisée (ver abaixo)
-      3/4 xícara de queijo mussarela ralado grosso
-      675g de tomates maduros, mas ainda firmes (uns 4 tomates médios)
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora
-      cebolinha com raiz para polvilhar (ou manjericão, salsinha, tomilho, etc)

Preaqueça o forno a 180°. Em uma folha de papel alumínio, coloque o alho e 1 colher de sopa de azeite e embrulhe, vedando bem as pontas. Asse por aproximadamente 45 minutos, até ficar bem dourado, e macio (faça o teste espetando a ponta de uma faca). Eu já fiz sem o azeite e deu certo também. Normalmente, quando vou assar um bolo, por exemplo, aproveito o forno ligado e preparo o alho com um ou dois dias de antecedência. Retire do forno e deixe esfriar.

Aumente a temperatura do forno para 230°. Quando o alho estiver frio o suficiente para ser manipulado,  usando suas mãos ou as costas de uma faca, esprema os dentes para fora da casca, em uma vasilha pequena. Ele fica com a consistência de um patê. Se ainda houverem pedaços de alho, amasse com um garfo. Reserve. 

Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo, até que fique com uns 0,3cm de espessura, e com tamanho um pouco maior do que a forma (tipo uns 33cm). Remova o excesso de farinha com um pincel e coloque a massa em uma forma de torta de 25cm de diâmetro, com fundo removível. Pressione bem nos cantinhos, e depois passe o rolo sobre a forma, para cortar o excedente de massa. Leve à geladeira por uns 30  minutos, para firmar. 

Espalhe a pasta de alho sobre a superfície da torta, já resfriada. Polvilhe 1/4 xícara do queijo. Arranje os tomates, já fatiados, em círculos, começando das bordas, até o meio (sobreponha ligeiramente as fatias). Tempere com sal e pimenta-do-reino, polvilhe a 1/2 xícara restante de queijo e as 2 colheres de sopa restantes de azeite. 

Reduza a temperatura do forno para 220°, e asse a torta por 45-55 minutos, ou até a massa dourar e os tomates ficarem macios, mas mantendo o seu formato. Deixe esfriar sobre uma gradinha por 20 minutos. Polvilhe a cebolinha (ou a erva de sua preferência - manjericão é o ideal) antes de servir.

Pâte Brisée

-      2 1/2 xícaras de farinha
-      1 colher de chá de sal
-      200g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubos
-      aproximadamente 1/4 xícara de água gelada

Em uma vasilha, ou no processador, misture a farinha e o sal. Junte a manteiga e pulse, ou misture com a ponta dos dedos (ou ainda um garfo), até virar uma farofa grossa. Adicione a água aos poucos, somente até conseguir formar uma massa (não coloque demais, para não ficar grudenta). Teste apertando uma pequena quantidade da massa: se ainda estiver esfarelando, coloque mais um pouco de água, 1 colher de sopa de cada vez. Despeje a massa em uma superfície limpa. Divida ao meio e embrulhe cada metade em papel filme, modelando como um disco achatado. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar, e no máximo por 1 noite. A massa congelada dura 1 mês. Deixe descongelar na geladeira, por 1 noite, antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário