quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Arroz de Bacalhau com Ovos


Essa é uma receita de família, que minha avó costumava fazer, e que sempre fez muito sucesso nos almoços de domingo e comemorações. Digo "costumava" não porque ela tenha morrido, Deus me livre, mas porque ela não tem mais ido para a cozinha com tanta frequência... Ela parece uma versão simplificada do Bacalhau à Brás, em forma de mexido, pois o arroz já é incorporado ao prato, e não servido à parte. As quantidades aqui indicadas são suficientes para servir umas 10 pessoas, com muita fartura, ok? Entretanto, ao fazer, leve em consideração a quantidade de homens, mulheres e crianças, e se você vai servir aperitivos ou acompanhamentos... 

Arroz de Bacalhau com Ovos

-      500g de bacalhau do porto, dessalgado, limpo e desfiado
-      9 ovos, orgânicos ou caipiras
-      2 xícaras de arroz comum
-      2 cebolas brancas grandes, picadinhas
-      6 dentes de alho grandes, bem picadinhos
-      azeitonas pretas portuguesas à gosto (aquela menorzinha)
-      azeite extravirgem, sal, pimenta-do-reino e salsinha
-      1 pacote de batata palha

Depois de dessalgar, limpar e desfiar o bacalhau, leve-o para cozinhar por 15 minutos, em água fervente. Escorra e reserve. Prepare o arroz como de costume: refogue o alho e o arroz em um fio de óleo, acrescente 4 xícaras de água fervente, tempere com sal (não exagere, o bacalhau já é salgado), e deixe cozinhar até ficar no ponto. Reserve. 

Em uma frigideira, de preferência antiaderente, coloque um fio de azeite e prepare os ovos mexidos, até que fiquem cremosos. Eu não coloco sal neste momento, prefiro deixar para o final da receita. Não deixe cozinhar demais, ou ficarão ressecados. Reserve. 

Em uma panela bem grande, refogue a cebola e o bacalhau em azeite, até a cebola ficar macia. Junte o arroz, e os ovos mexidos, e misture bem, para incorporar todos os ingredientes. Junte as azeitonas, tempere com pimenta-do-reino moída na hora e sal, se necessário. Polvilhe uma quantidade generosa de salsinha picada e passe o arroz para uma travessa. Coloque a batata palha em volta ou sirva à parte (eu não gosto de misturar, pois ela vai amolecendo). Sirva acompanhado de um bom vinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário