quarta-feira, 4 de julho de 2012

Salada de Folhas com Prosciutto Crudo, Gorgonzola e Figos, com Molho de Balsâmico e Mel


Eita, fazia muito que não aparecia uma saladinha por aqui! Não porque eu não tenha feito nenhuma salada nesse meio tempo, mas porque salada, para aparecer aqui, tem que ser realmente especial. Salada de alface com tomate e cenoura ralada todo mundo sabe fazer, e eu acho uó ficar postando esse tipo de receita, só para falar que o blog tem postagem diária. Não me levem a mal, eu faço saladas assim em casa. Acontece que, na minha opinião, acho bobagem postar. 

Essa receita estava na minha lista há um tempão, desde que eu fiz esse post, comentando sobre o site They Draw & Cook. Entretanto, nunca acontecia de ter todos os ingredientes em casa, ao mesmo tempo. Até que um dia calhou de ter quase tudo, menos os figos. Em geral, eu tenho evitado comprar um ingrediente apenas para fazer uma determinada receita, mas nesse caso abri uma exceção. Ainda bem, pois a salada ficou ótima, os sabores combinam muito entre si. Fiz apenas 2 modificações: acrescentei outras folhas além do agrião, e preparei um molho com vinagre balsâmico, mel (que vai bem com figo), e azeite (na salada original ia só o balsâmico). 

Então, mãos à obra: escolha as folhas verdes da sua preferência (eu fui de alface americana, alface roxa e agrião), junte fatias rasgadas de um bom prosciutto crudo italiano (ou um belo jámon espanhol pata negra), figos picados e esfarele gorgonzola por cima. Não vou especificar quantidade, pois depende de quantas pessoas você vai servir, ok? O molho foi uma mistura, em partes iguais, de vinagre balsâmico, mel e azeite extravirgem. Mas você pode fazer como quiser: se preferir mais docinho, aumente a quantidade de mel, se quiser mais azedinho, capricha no vinagre balsâmico, e por aí vai. Confia no seu taco, colega, e se joga. Sirva acompanhado de croûtons.

Outras receitas bacanérrimas de salada que já deram pinta no blog (para consultar todas, basta clicar no marcador SALADAS, no lado direito da tela):

- Salada de Pecãs e Maçãs (a minha favorita)
- Salada Waldorf (um clássico eterno)
- Salada Caprese no Palito (diferente, serve também como aperitivo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário