quarta-feira, 6 de junho de 2012

E na marmita, vai o quê?


Costelinha com geleia de morango com pimenta, legumes assados e repolho refogado

Essa receita, que nem chega a ser uma receita (é mais uma dica), é muito fácil de fazer, mas exige um certo planejamento. Como eu preparo a marmita à noite, para levar ao trabalho no dia seguinte, eu fiz assim: de manhã, antes de sair, temperei a costelinha de porco com bastante limão, sal marinho, pimenta do reino moída na hora, alecrim e sálvia secos, e uma pitada de lemon peper. Coloquei tudo dentro de um saco e deixei marinando na geladeira o dia todo. 

Ao chegar em casa à noite, coloquei para assar em forno médio-quente, coberto com papel alumínio, por uns 50 minutos, até cozinhar. Enquanto isso, descasquei e piquei os legumes em pedaços médios. Nesse caso, usei cenoura, batata doce e cebola. Passados os 50 minutos, retirei o papel alumínio e acrescentei os legumes à assadeira, polvilhei com sal, pimenta, alecrim e azeite, e voltei ao forno, para assar até a costelinha dourar e os legumes ficarem macios, o que, no meu caso, levou mais 1 hora (isso vai variar muito, depende do seu forno, da quantidade de carne, e do tamanho dos pedaços de legumes). 

Enquanto assava, piquei o repolho em tiras médias e refoguei no azeite com alho, sal e uma pitada de páprica defumada picante. Uns minutos antes de desligar o forno, besuntei bastante geleia de morango com pimenta na costelinha.Daí foi só montar a marmita (não coloquei arroz, achei dispensável). A geleia que eu usei foi uma que eu comprei na Casa Madeira, em Bento Gonçalves, e é deliciosa! Mas você pode usar a geleia que quiser (damasco ou laranja combinam demais, hortelã também deve ficar legal). Também trouxe de Bento uma geleia de Cabernet Sauvignon, que estou guardando para alguma ocasião especial (phynna!!!). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário