sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quiche de Berinjela com Funghi em Massa de Alecrim

Primeiro de tudo: é berinjela ou beringela? Segundo pesquisei, o Aurélio indica usar o J, já o Houaiss diz para escrever preferencialmente com G. E agora? (eu confesso que acho mais bonitinho com G, mas não sei se esse é um argumento válido) =P

Bom, com J ou com G, o prato ficou ótimo! Essa receita eu encontrei no La Cucinetta, e já fiz outras vezes, sempre variando os cogumelos. O gosto do funghi é mais marcante do que o paris, por exemplo, então você escolhe o que achar melhor. Se for usar funghi secchi (seco), é necessário hidratá-lo por alguns minutos em água quente, ok?  

Se você gosta de quiches, tem outras receitas aqui no blog: 


Quiche de Berinjela e Funghi em Massa de Alecrim

Massa:
-      1 3/4 xícara de farinha de trigo
-      1/4 de colher de chá de sal
-      2 colheres de sopa de alecrim fresco picado
-      9 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada (coloquei 7)
-      3 colheres de sopa de água gelada
-      1 gema

Recheio:
-      1 berinjela pequena orgânica (10-15cm)
-      150g de cogumelos frescos (usei o funghi, mas pode ser o paris, shitake, etc. Se for usar o seco, é preciso hidratar antes)
-      1 dente de alho grande
-      1 colher de sopa de azeite
-      1 colher de sopa de manteiga
-      3 ovos extra-grandes orgânicos ou caipiras (usei 2 ovos, mais 1 clara que sobrou da massa)
-      3/4 xícara de leite integral (coloquei um pouco menos, pois a minha forma é bem rasa)
-      150g de queijo gruyère ralado grosso
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Misture a farinha, sal e alecrim em uma vasilha. Junte a manteiga, picada em pedaços, e vá esfregando com a ponta dos dedos, até virar uma farofa grossa. Misture a gema e a água e acrescente à massa, mexendo com um garfo para incorporar. Com a ponta dos dedos, manipulando a massa o mínimo possível, vá formando uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Enquanto a massa descansa, corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento, depois corte novamente, e vá fatiando em pedaços "triangulares" com cerca de 0,5cm de espessura. Fatie fino os cogumelos e o alho. Coloque o azeite em uma frigideira, deixe aquecer, e doure levemente o alho. Junte a berinjela e refogue até começar a amaciar. Ela vai absorver todo o azeite, mas não precisa colocar mais. Junte os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Assim que a berinjela estiver cozida (mas não desmanchando), junte a manteiga, misture até derreter e desligue o fogo.

Pré-aqueça o forno a 180°. Abra a massa sobre uma forma de quiche de 21-23 cm, cubra com papel alumínio, espalhe por cima feijões secos e leve para assar por 15 minutos. Retire o papel alumínio e os feijões e asse por mais 10 minutos. Enquanto isso,  misture em uma vasilha os ovos, leite, queijo, e um pouco de sal e pimenta. Sobre a massa semi-assada, espalhe a berinjela e os cogumelos, e verta a mistura de leite. Deixe assar por mais 20-30 minutos, até o recheio firmar e dourar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário