segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cookies de aveia com chocolate, pecãs e cranberries



Aqui em BH é bem complicado encontrar alguns ingredientes, e muitas vezes acabo passando vontade quando vejo uma receita bacana em um blog gringo ou paulista. Mas aos poucos as coisas vão melhorando, a globalização é cada vez mais evidente nas prateleiras dos supermercados, e o câmbio tem ajudado bastante também. Dia desses, encontrei cranberries secas em propoção no Verdemar (promoção em termos, digamos que estava menos caro do que o normal), e levei os 2 últimos pacotes para casa.

Tempos depois, entrei de bobeira na Maria Chocolate (tem gente que gosta de passear no shopping, eu adoro passear em lojas com produtos para casa e cozinha) para ver as novidades, e descobri que agora eles estão vendendo o chocolate belga Callebaut. Ebaaaa! Estava caro pra caramba, mas fiquei tão contente que comprei 2 sacos de callets de chocolate branco e do meio amargo (53,8% de cacau), além de um pacote de splits (granulados quadradinhos) de chocolate amargo. Se tivesse alguém comigo, acho que teriam me internado...risos. Depois dessa, prometi para mim mesma que não voltaria a comprar chocolate na rua (nem um bombom) até acabar com todos os pacotes. A promessa complementar foi de consumir tudo BEM AOS POUQUINHOS, com receitas escolhidas a dedo (nada de devorar as gotinhas de chocolate na frente da TV!).

Para estrear, resolvi combinar os dois ingredientes. Minha referência para receitas com cranberries é o lindo Technicolor Kitchen. Não deu outra! Pesquisei nos arquivos do blog e descobri esses cookies de aveia com chocolates, pecãs e cranberries, que pareceiam deliciosos, e para melhorar, eu tinha todos os ingredientes na dispensa. Gente, vocês não têm noção, esses biscoitos ficaram MARA, uma das melhores receitas que já preparei! São viciantes!

Cookies de Aveia com Chocolate, Pecãs e Cranberries

-      1 ¼ xícara  de farinha de trigo
-      ¾ colher de chá de fermento em pó
-      ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
-      ½ colher de chá de sal
-      1 ¼ xícara de aveia em flocos (eu só tinha aveia em grãos, entrão triturei ligeiramente no processador)
-      1 xícara de pecãs, tostadas e picadas (avaliei mal o meu estoque, quando fui medir só tinha ¾ de xícara, infelizmente)
-      1 xícara de cranberries secas
-      1 xícara de gotinhas de chocolate (usei 54% de cacau)
-       ¾ xícara de manteiga sem sal, amolecida mas ainda fria
-      1 ½ xícara de açúcar mascavo 
-      1 ovo grande
-      1 colher de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas formas grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga (usei 2 assadeiras comuns, uma grande e uma menor, e precisei assar em 3 levas). Numa tigela média, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve. Na tigela grande da batedeira (fui de mixer), bata a manteiga e o açúcar mascavo em velocidade média até obter um creme claro e fofo (vá raspando as laterais da tigela com uma espátula de silicone, quando necessário). Junte o ovo e bata até incorporar.

Acrescente os ingredientes peneirados e bata só até combinar, sempre raspando as laterais da vasilha. Junte a aveia, as pecãs e as cranberries, sem misturar demais. Eu fiz essa parte na mão. Para fazer os biscoistos, usei uma colher de sorvete, e fui colocando as porções de massa na assadeira, bem espaçadas umas das outras. Umedeça as mãos e  pressione cada bolinha, até que  fiquem com 2,5cm de espessura (vá acertando o formato, se necessário).

Asse os cookies, uma assadeira por vez, por 12 minutos, vire a assadeira (de forma que os cookies que estavam no fundo do forno fiquem na frente) e asse por mais 8 minutos, ou até que os cookies fiquem dourados na parte externa, mas ainda úmidos no centro. Essa é a parte mais difícil para mim: já perdi muitos biscoitos porque deixava assar além do tempo necessário, e depois, ao esfriar, eles ficavam duros demais. Como diz a autora do blog: “não se preocupe se eles não vão parecer prontos, mas retire do forno mesmo assim”. Deixe esfriar na própria assadeira por 5 minutos (se tentar retirar antes, os cookies vão quebrar, pois ainda estarão moles). Depois desse tempo, transfira-os para uma gradinha, até que esfriem por completo. Usando a colher de sorvete, como mencionei acima, consegui 27 cookies (um “cookão”, na verdade!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário