sábado, 24 de março de 2012

Couve-de-Bruxelas com Castanhas e Bacon

Comprei, pela primeira vez na vida, um pacotinho de couve-de-bruxelas. Um pacote pequeno, apenas para testar (já havia comido, mas nunca preparado). Pesquisa daqui, pesquisa dali, encontrei essa receitinha da Nigella (outra!), com tudo que eu tinha em casa, inclusive um pedacinho de bacon que até hoje não sei porque comprei (já que raramente uso) e que estava louca para dar fim. Na verdade, eu tinha ingredientes similares: bacon, no lugar de pancetta, castanha de caju, pelas castanhas, e vinho branco, no lugar do marsala... A quantidade dos ingredientes você pode ver na receita original (tem até o vídeo). Como eu tinha só um pacotinho de couve, fui fazendo tudo no olho mesmo, e colocando os demais ingredientes de forma proporcional. Ficou tão bom que eu me arrependi de ter comprado tão pouca couve. Desculpe a foto horrorosa, é que era super tarde e eu estava sem paciência. Se tivesse feito mais, ainda poderia tirar uma foto mais bacana no dia seguinte, mas...

Comecei fazendo um corte em cruz na base da couve-de bruxelas e levei para cozinhar no vapor. A Nigella cozinhou direto na água mesmo, mas eu prefiro do outro jeito. Não cozinhe demais, pois ela ainda vai para a panela. Pique o bacon em cubinhos e leve ao fogo, até ficarem crocantes e dourados. Escorra o óleo. Coloque uma colher de manteiga, junte as castanhas de caju e deixe aquecer (vá misturando e quebrando algumas com a colher). Junte uma dose pequena de vinho branco e deixe cozinhar até reduzir e engrossar ligeiramente. Coloque a couve-de-bruxelas, um bom punhado de salsinha, uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora, e acerte o sal. Na hora de servir, polvilhe mais um pouco de salsinha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário