quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

E na marmita, vai o quê? Sustentabilidade.




A marmita da segunda, na verdade foi o resto do almoço de domingo, preparado a 4 mãos por mim e pelo meu amoreco. O "menu" foi definido principalmente em função de 2 ingredientes: talos e folhas de beterraba, que vieram "de brinde" na feirinha de orgânicos, e um iogurte natural caseiro que, por algum motivo, deu errado (talhou).

Uma parte do iogurte eu já havia utilizado para fazer o Bolo de Limão. Com o restante, resolvi preparar uma panqueca, com essa receita que encontrei no Cybercook. Enquanto eu fazia as panquecas, meu namorado preparava o recheio: cebola roxa refogada com alho, pimentão, cenoura, os talos picados das folhas de beterraba e frango desfiado. Para dar liga, 3 colheres de creme de queino minas frescal e um pouco de queijo reino ralado. Recheamos as panquecas, que foram para o forno cobertas com molho de tomate, em um pirex untado, até o queijo derreter. Para acompanhar, arroz branco, e as folhas da beterraba, refogadas na manteiga. Posso falar? As folhas de beterraba são deliciosas, achei melhor do que couve... Entretanto, são descartadas... Não dá para entender.

Esse ano, uma das minhas metas é tentar aproveitar integralmente os alimentos, e evitar qualquer desperdício. Cenoura, por exemplo, não descasco mais. Limpo bem e preparo com a casca, como já fazia com a abobrinha, berinjela, e afins. Os talos (de brócolis, espinafre, e agora beterraba) não vão mais para o lixo. Já fiz quiche com os talos, já coloquei no arroz, fizemos também uma maionese com batata, cenoura e talo de brócolis que ficou nota 10! Também pretendo começar a fazer caldo caseiro, aproveitando assim outros talos, como os de salsinha, as folhas de alho poró, etc. Para quem se interessa pelo assunto, já falei aqui no blog sobre Gastronomia Responsável e também descobri outro dia uma apostila do SESC sobre Aproveitamento Integral de Alimentos, cheia de receitas e dicas ótimas. 

Outra meta, que corre junto com a primeira, é comer melhor, e por comer melhor entenda-se seguir a recomendação de Michael Pollan, no livro Em Defesa da Comida: coma comida, não em excesso, principalmente vegetais. Meu desafio é reduzir o tamanho das porções, aumentar a variedade de verduras e legumes, parar de comprar porcarias industrializadas e comer mais comida caseira. Bolo e biscoito eu raramente compro, prefiro os meus. Já falei do caldo caseiro, o iogurte natural eu já faço há muito tempo, e estou experimentando preparar geléias caseiras (inclusive com casca de frutas). Quando tiver uma batedeira decente, pretendo começar a fazer pão com mais frequência também... O ano promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário