domingo, 8 de janeiro de 2012

Chutney de Abacaxi e Maçã


Essa foi outra receita que fiz no Natal, a última que fiquei devendo. Trata-se de um chutney de abacaxi com maçã, que fica ótimo para acompanhar pernil, tender, lombo, e, porque não, as aves também, tipo chester. A receita eu encontrei aqui, e preparei com uma única alteração, que foi a inclusão do capim santo. Ah! Eu piquei os ingredientes em pedaços maiores, por isso ele ficou mais "pedaçudo". Se você preferir que ele fique com uma consistência mais para pasta, corte em pedaços menores, para que possam se desfazer durante o cozimento.

Aqui no blog já apareceu também uma receita de chutney de manga, que fez um baita sucesso. Se você quiser aproveitar que a fruta está na época, portanto mais barata (e saborosa) é só clicar >>> AQUI.

Chutney de Abacaxi e Maçã
(um nadinha adaptado daqui)

-      1 colher de sopa de manteiga
-      1/2 cebola roxa
-      1 dente de alho
-      1/2 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada
-      1 colher de chá de gengibre fresco ralado
-      1/2 colher de chá de curry em pó
-      suco de 1 limão grande
-      1/2 pimentão vermelho
-      1/2 pimentão verde
-      2 maçãs do tipo fuji
-      1 abacaxi
-      3/4 de xícara de açúcar mascavo
-      1/2 xícara de uvas-passas
-      1 pitada de sal
-      4 folhas de capim santo (opcional)

Pique a cebola, o alho, e a pimenta dedo-de-moça. Descasque as maçãs e o abacaxi e corte em cubinhos. Corte os pimentões ao meio, retire as sementes, e corte em cubinhos. Em uma panela grande, coloque a manteiga e, quando derreter, acrescente a cebola, alho, pimenta e gengibre. Mexa bem por 3 minutos. Acrescente o curry, limão, pimentões, abacaxi, maçã, açúcar mascavo e as folhas de capim santo, dobradas em 4 e amarradas com um barbante culinário, para retirar depois. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo baixo. Adicione as uvas passas e o sal. Deixe cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando, até que todo o líquido tenha evaporado. No meu caso, essa etapa demorou bastante, uns 30 minutos (antes disso, com uns 10 minutos de cozimento, retire o capim santo). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário