sábado, 11 de junho de 2011

Entradinha Fácil e Deliciosa

Estava fazendo as comprinhas da semana e descobri, no supermercado, esses belisquetes fofos. Fiquei impressionada! É fácil de preparar, fica lindo na mesa, e ainda por cima são deliciosos... Na próxima festinha que fizer aqui em casa vou fazer. Olha como parece fácil: por baixo, um tomate seco (daqueles mais fininhos, ok?), depois uma colher da pastinha de ricota de sua preferência (acerte o formato com os dedos, ou faça tipo uma quenelle). Por cima, um pedaço de noz e uma folhinha de manjericão. Parfait!



Obs: para quem mora em BH, eu comprei no Verde Mar...

Pudim de Doce de Leite



Semana passada foi o aniversário do meu Paps, e no domingo rolou um almoço de parabéns. A imensa maioria da minha família é TARADA por doces (euzinha incluída), e por isso resolvi contribuir. Meu pai, que é super-hiper-mega-foda, o Melhor Pai do Mundo Inteiro (e do universo também!) adora doce de leite, e decidi que usaria esse ingrediente na receita. A princípio pensei em fazer um bolo, mas como já haviam encomendado um, resolvi fazer um pudim. Procurando pelo google, encontrei essa receita no blog Na Minha Panela, que não conhecia, e já virei fã. Por coincidência, ela também fez o pudim para o pai dela...risos.

Foi o meu primeiro pudim, e como tenho uma dificuldade imensa em fazer calda de açúcar, aceitei a sugestão do blog e segui esse passo-a-passo, que era do antigo Rainhas do Lar e hoje está no excelente Pimenta no Reino.  Eu fiz do jeitinho ensinado e deu super certo, mas preparei apenas 1/4 da receita, e para mim foi mais do que suficiente.

 Não deu tempo de tirar foto em casa, pois estava suuuuper atrasada para o almoço. Então aproveitei umas fotinhas do parabéns e recortei o pudim para mostrar aqui. Ele fez bastante sucesso, todo mundo adorou! Entretanto, achei que o gosto do doce de leite não apareceu... Acho que da próxima vez vou tentar fazer com um legítimo dulce de leche argentino, que tem o gosto muito mais pronunciado que os nossos, para ver se o sabor fica mais intenso.

Pudim de Doce de Leite

-      1 lata (395gr) de doce de leite
-      500ml de leite
-      1 colher de chá de maizena
-      4 ovos
-      1 concha do caramelo da calda (não usei)

Prepare a calda de acordo com as instruções, ou como você está acostumada, e deixe esfriar um pouquinho. Enquanto isso, bata no liquidificador (ou com o mixer) os ingredientes do pudim. Retire o excesso de espuma e despeje na fôrma. Tampe com papel alumínio e leve ao forno, em banho maria, na temperatura baixa, até firmar. No meu forno mequetrefe, levou 75 minutos. Deixe esfriar antes de desenformar (eu fiz de véspera).



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como pude viver tanto tempo sem ele?



Pois é... 35 anos nas costas e eu nunca havia provado cuscuz... Sei lá porque, não é muito comum em BH, muito menos na minha família... Mas ontem eu resolvi que iria provar. Perguntei para o meu namorado como era o gosto, e quando ele disse que era meio amanteigado, tive logo a idéia de juntar o cuscuz com um funghi secchi que eu tinha em casa, já em vias de vencer. E, ato contínuo, me lembrei de uma receita que havia visto no blog Mamma Foodie, e salvo no meu delicious. Segui a receita,com pouquíssimas adaptações, mais para acrescentar o funghi e tentar reduzir a quantidade de gordura. A receita original está aqui.

Cuscuz Marroquino com Funghi, Nozes e Cebola Caramelizada

-      1 cebola média fatiada em rodelas
-      alecrim fresco
-      1/2 colher de sopa de açúcar light (ou 1 colher de açúcar comum)
-      2 colheres de sopa de creme de balsâmico + 2 colheres de sopa de água
       (ou 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico)
-      1 xícara de cuscuz marroquino
-      1 1/2 xícara de água fervente
-      50g de nozes
-      3/4 de xícara de funghi secchi
-      sal e pimenta-do-reino à gosto
-      azeite
Coloque o funghi de molho em uma tigela com água morna, por uns 15 minutos, para amaciar. Refogue a cebola e o alecrim com um pouco de sal e pimenta, em uma frigideira anti-aderente, com 3 gotinhas de azeite, até dourar. Coloque o açúcar, o creme de balsâmico, a água e mexa bem. Deixe caramelizar em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, coloque o cuscuz em uma tigela grande, despeje a água fervente e mexa bem. Eu acabei usando 1 xícara de água e 1/2 xícara da água do funghi, para dar mais sabor. Tampe a tigela e deixe descansar por uns 15 minutos. Enquanto espera, leve as nozes ao forno, por 5-6 minutos, só para tostar levemente e liberar seu aroma. Retire do forno e pique em pedaços grosseiros.

Quando a cebola estiver caramelizada e todo o líquido tiver evaporado, retire a panela do fogo e reserve. Na mesma panela refogue ligeiramente o funghi, com 3 colheres da sua água, por 3-4 minutos, só para terminar de amaciar. Destampe o cuscuz e mexa com um garfo pra afofar. Junte as nozes, a cebola, o funghi e mais um punhado de alecrim. Coloque um fio de azeite, o sal e a pimenta, e mexa bem com um garfo. Daí é só se deliciar...

Adoro!


Legumes grelhados. Hummmmm!