domingo, 4 de dezembro de 2011

Quiche Semi-Integral de Legumes



Só digo uma coisa: FAÇA essa quiche em casa! Ficou muito boa, é super prática e comporta inúmeras variações, de acordo com o seu gosto e com o que estiver dando sopa na geladeira. A receita da massa eu tirei do livro Delícias Vegetarianas, de Letícia Maria Horta de Melo. O livro não foi impresso por uma editora (pelo menos não tem o nome de nenhuma) e eu comprei há vários anos em um restaurante natureba daqui de BH, o Mandala (quem não conhece, recomendo). É um livro bem básico, com comidinhas caseiras, do tipo comfort food. Depois posto outras receitas, são todas muito gostosas e fáceis de fazer.

Essa massa de quiche eu escolhi porque levava farinha integral e pouca manteiga, em relação à massa brisée tradicional. Foi o suficiente para uma forma de 28cm de diâmetro com 3cm de altura, e ainda sobrou um bocado, que congelei para usar em outra ocasião. O recheio saiu de improviso, da minha cabeça mesmo, com os legumes orgânicos que tinha em casa... Queria ter feito com leite, mas só vi na hora que tinha pouco, por isso completei com uma caixinha de creme de leite light. Vamos à receita?

Quiche Semi-Integral de Legumes

-      2 xícaras de farinha de trigo branca
-      1 xícara de farinha de trigo integral
-      6 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada (troquei por manteiga gelada)
-      1 colher de chá rasa de sal
-      água filtrada gelada
-      1 cenoura média em fatias finas
-      1 abobrinha pequena, cortada em 4 no sentido do comprimento e depois em fatias médias
-      1 cebola média em pétalas
-      1 alho poró pequeno (bem pequeno mesmo) fatiado
-      10 tomates sweet grape partidos ao meio
-      1 ovo orgânico ou caipira
-      1 xícara de mussarela ralada
-      1 caixinha de creme de leite light
-      1/4 de xícara de leite semi-desnatado
-      sal, pimenta do reino e outros temperos à gosto


Corte em pedacinhos a manteiga, junte o sal e as farinhas, misturando com as pontas dos dedos até virar uma farofa grossa. Aos poucos, adicione água gelada até virar uma bola macia e soltar das mãos (creio que coloquei 1/4 de xícara, mas isso varia muito, então cuidado!). Manipule a massa o mínimo possível, para não esquentar e a manteiga derreter. Embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora.

Enquanto isso prepare o recheio: refogue no azeite a cebola e o alho poró. Adicione a cenoura, a abobrinha, tempere à gosto, tampe e deixe abafar por uns 5 minutinhos, até ficar al dente. Se necessário, pingue um pouco de água e deixe secar. Os legumes não podem cozinhar demais, pois ainda irão para o forno. Desligue o fogo, acrescente os tomates e deixe esfriar um pouco. À parte, bata o ovo com um fouet, acrescente o leite, creme de leite, quejo ralado, sal e pimenta do reino. Lembre-se que os legumes já estão temperados. 

Abra a massa e forre a forma (não precisa untar). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por 15 minutos (só até começar a dourar), enquanto os legumes esfriam um pouco. Retire do forno, espalhe os legumes, despeje a mistura de creme de leite e volte ao forno, assando até dourar e o recheio firmar. Sirva acompanhado de uma saladinha verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário