terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mousse de Salmão

E aí? Como foi o seu Natal? O meu foi ótimo, é sempre bom rever os primos, tios, agregados, gosto da bagunça que vira, todo mundo fala ao mesmo tempo e tira sarro um do outro na minha família... Também fui almoçar  com a família do meu namorado, e o pessoal de lá é super animado. Enfim, conversei, ri, comi, ganhei presentes e carinho... tem coisa melhor?

Essa mousse de salmão foi uma das receitas que preparei para o Natal (depois vou postando o resto). A receita é do Panelinha, e todo mundo adorou! Só tenho 2 observações a fazer... Primeiro, pense em algo para decorar, pois a mousse fica bem clarinha, e, embora gostosa, precisa de um UP no visual. Eu não tinha em casa nenhuma erva fresca para decorar, então improvisei com um pouco de salsinha, cebolinha e gergelim escuro, mas acho que, se tivesse pensado nisso antes, poderia ter feito uma produção mais caprichada. Segundo, embora todo mundo tenha adorado, o meu eu perfeccionista achou o gosto da maionese um pouquinho evidente. Da próxima vez, reduziria um pouco a quantidade de maionese e aumentaria, proporcionalmente, a quantidade de creme de leite.



Mousse de Salmão
(daqui)

-      300gr de filé de salmão
-      2 xícaras de chá de maionese light
-      1/2 xícara de chá de creme de leite sem soro
-      1 colher de sopa de mostarda
-      1 colher de sopa de catchup
-      1 colher de sopa de molho inglês
-      1 colher de chá de sal
-      1 1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor
-      1/2 xícara de chá de água quente
-      1 colher de sopa de suco de limão
-      1 cebola média ralada (eu nem me dei o trabalho de ralar, já que ia bater tudo no liquidificador)

Com uma faca afiada, retire a pele do salmão. Leve uma panela com água ao fogo para aquecer e, antes de ferver, abaixe o fogo e acrescente o salmão, deixando cozinhar pro aproximadamente 8 minutos, para que a carne fique cozida, porém ainda macia. Enquanto o peixe cozinha, misture a gelatina à 1/2 xícara de água quente e mexa até dissolver. Reserve. 

Quando o peixe estiver no ponto, retire da água com uma escumadeira e bata no liquidificador com todos os outros ingredientes (menos a gelatina), por 1 minuto, para que fique um creme homogêneo. Em seguida, acrescente a gelatina e bata por mais alguns segundos. Transfira para uma fôrma de pudim e leve à geladeira por, pelo menos, 6 horas, ou até que fique consistente. Desenforme, passando uma faquinha (com cuidado) pelas laterais, vire sobre um prato e decore. Sirva com torradinhas, pão sírio, grissinis, pão sueco, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário