sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bolo de especiarias com grapefruit e um ano de blog!


Parabéns para mim, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida.... Êêêêêeeee! Nem acredito que o blog já tem um ano! Parece que foi ontem... Queria fazer uma comemoração mais tchananam, mas final de ano, já viu, né? Bom, oportunidades não vão faltar, tenho certeza. 

Enquanto isso, deixo vocês com esse bolo de especiarias com grapefruit. Eu nunca havia provado essa fruta antes, e quando vi no supermercado, resolvi comprar. Minha primeira ideia era fazer essa salada da Martha Stewart, mas quando provei a grapefruit, fiquei horrorizada com o quão azeda era! Sério, mais azeda que limão, sem chance de comer crua. Como não gosto de jogar nada fora, encontrei, no mesmo site, esta receita de bolo. 

O bolo em si ficou muito bom, muito fofo e super saboroso, um dos melhores que já fiz, em minha opinião. A grapefruit, entretanto, continuou bem azedinha, e acho que na próxima vez eu tentaria substituir por outra fruta, tipo abacaxi, maçã ou pêra (frutas que combinam com especiarias). De qualquer forma ficou muito bom, é um bolo para se repetir... 

Bolo de Especiarias com Grapefruit
receita adaptada daqui

-      8 colheres de sopa de manteiga
-      3/4 de xícara de açúcar mascavo claro
-      1 grapefruit média
-      1 1/2 xícara de farinha de trigo
-      1 1/2 colher de chá de fermento em pó
-      1 colher de chá de canela em pó
-      3/4 colher de chá de gengibre em pó
-      1/2 colher de chá bicarbonado de sódio
-      1/4 colher de chá de garam masala
-      1/2 xícara de açúcar demerara
-      2 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      1/2 xícara de leite semi-desnatado

Pré-aqueça o forno a 180°. Em uma forma de 23cm, coloque 3 colheres de manteiga e leve ao forno tempo suficiente para a manteiga derreter. Retire a forma do forno e espalhe uniformemente 1/2 xícara do açúcar mascavo sobre a manteiga. Descasque a grapefruit, removendo toda a parte branca, fatie e espalhe sobre o açúcar. Reserve.

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, a canela, o gengibre, o bicarbonato e o garam masala. Em outra tigela, usando a batedeira, bata a manteiga restante até ficar fofa. Acrescente o restante do açúcar mascavo e o açúcar demerara e bata até misturar bem. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Alternadamente, acrescente os ingredientes secos e o leite, começando e terminando com os secos, batendo para misturar. Despeje a mistura na forma, sobre a grapefruit, e asse por aproximadamente 45 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e espere 5 minutos para desenformar (foi muito fácil só virar o bolo). Sirva morno ou em temperatura ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário