domingo, 27 de novembro de 2011

Bolo Amanteigado com Peras e Cardamomo



Muitas receitas que eu posto aqui no blog começam assim: me empolguei no supermercado/feira/sacolão e comprei  uma quantidade enorme de (insira um ingrediente), muito mais do que poderia consumir. Por isso,  precisei encontrar uma receita para utilizá-lo, sem desperdício. Well, não foi o caso de hoje... De fato, encontrei peras portuguesas a um preço ótimo, e comprei a mais, porém já pensando em preparar um bolo com elas.

Desde que comprei este livro, fiquei de olho na receita do bolo, primeiro por causa do cardamomo, e depois porque nunca havia feito nenhuma receita com peras, além de salada. O resultado não poderia ter sido melhor! As peras cozidas adquirem um sabor diferente, mas muito bom. Depois disso já preparei um crumble com pêras (divino), usando a farofinha que sobrou da cobertura streusel deste outro bolo, e agora estou pensando em fazer uma compota. Usando as peras e o seu melhor amigo, o cardamomo. Nasceram um para o outro!

Bolo Amanteigado com Peras e Cardamomo
(receita daqui)

-      190gr de manteiga, amolecida
-      2/3 xícara de açúcar de confeiteiro, mais 2 colheres de sopa para polvilhar (usei o refinado)
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      1 colher de chá de raspas da casca de um limão
-      uma boa pitada de cardamomo moído *
-      uma pitada de noz-moscada ralada
-      3 ovos
-      1 3/4 xícara de farinha de trigo
-      1 1/2 colher de chá de fermento em pó
-      1/2 xícara de leite **
-      4 pequenas peras maduras


Pré-aqueça o forno a 180° e unte uma forma com 22-23cm (se quiser desenformar, melhor usar uma forma com aro removível). Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e fofo. Adicione a baunilha, as raspas de limão, o cardamomo e a noz-moscada, e depois adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Junte a farinha de trigo e o fermento peneirados, intercalando com o leite, e bata até conseguir uma massa lisa e macia.

Despeje o conteúdo na forma. Não precisa nivelar a superfície. Leve ao forno e deixe assar por 20 minutos. Enquanto isso, descasque e corte as peras em 4, retire o cabinho e o miolo, e pique em pedaços. Agora vem o momento "hipertensão": abra o forno, retire a forma e rapidamente espalhe as peras picadas sobre o topo, polvilhando com as 2 colheres restantes de açúcar. Volte ao forno e deixe assar por mais 45 minutos, ou até dourar (faça o teste do palito). Eu fiquei com muito medo do bolo solar, pois 20 minutos assando parecia pouco para o meu forno porcaria, mas deu tudo certo (só não deixe de pré-aquecer o forno). Deixe o bolo esfriar um pouco antes de cortar. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Mantenha coberto com um papel alumínio para que não endureça.

* Eu não tenho um pilão (shame on me!), por isso tentei esmagar os cardamomos, mas não ficaram finamente moidos como a receita pedia (nas fotos dá até para ver uns pontinhos escuros). Nem por isso ficou ruim, muito pelo contrário. Achei que ficou surpreendente, uma explosão extra de sabor em alguns pontos do bolo.

** O livro sugere 1/2 xícara de half-and-half, que, conforme consulta a este site, pode ser substituído por creme de leite light. Entretanto, a própria autora do livro diz que, no caso deste bolo, o half-and-half pode ser substituído por buttermilk ou apenas leite, que foi a minha escolha. Ficou muito bom mesmo, mas imagino que com o creme de leite light a textura ficaria ainda melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário