domingo, 20 de novembro de 2011

Barra de Cereal Caseira do Bill

Quando ainda estava de férias, assisti a um programa do Bill Granger, onde ele ensinava como fazer essas barrinhas, e elas pareciam tão deliciosas que não sosseguei até preparar para mim. As barrinhas são as mesmas do livro Every Day, mas ligeiramente adaptadas (por ele mesmo), para a TV. Na receita do livro não vai manteiga de amendoim, e a quantidade de óleo é maior. Como eu não consegui achar na internet o vídeo do programa, nem me lembrava precisamente das quantidades, usei o tanto que achei conveniente, e deu certinho. Essa receita é ótima para preparar com crianças, pois dá para misturar tudo com as mãos. Eu contei com a ajuda do meu sobrinho, e ele amou fazer e provar! 

E para quem gosta de preparar suas próprias barrinhas, tem outra receita deliciosa >>>> AQUI



Barra de Cereal Caseira do Bill (Real Muesli Bars)

-      3 1/2 xícaras (350gr) de aveia 
-      1/2 xícara (30gr) de coco ralado (usei fitas de coco já tostadas e picadinhas) 
-      1/2 xícara (50gr) de amêndoas em flocos ou lascas
-      1/2 xícara (45gr) de gérmen de trigo       
-      1/4 xícara (30gr) de gergelim
-      1/4 xícara (35gr) de sementes de girassol
-      1/3 xícara (55gr) de damascos secos picados (da próxima vez eu colocaria o dobro)
-      3/4 xícara (185ml) de mel
-      1/4 xícara (55gr) de açúcar mascavo - aperte na xícara na hora de medir
-      2 colheres de sopa de óleo vegetal (usei óleo de girassol)
-      3 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim*

Pré-aqueça o forno a 130°. Unte levemente uma fôrma de 35x25 e forre com papel alumínio (não precisa untar demais, é só para o papel não ficar solto). Em uma tigela grande, misture (com as mãos mesmo) a aveia, o coco, as amêndoas, o gérmen de trigo, o gergelim, as sementes de girassol e os damascos picados. Em uma panela, misture o mel, o açúcar, o óleo e a manteiga de amendoim e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Verta o líquido sobre a tigela e misture até agregar bem. Atenção! Nessa hora, use a colher para misturar, pois açúcar derretido fica muito quente! Depois que esfriar um pouco, pode voltar a misturar com as mãos, se quiser. Despeje a mistura sobre a assadeira, comprimindo bem (use um rolo, ou garrafa). Asse por 50 minutos, ou até dourar. Corte quando ainda estiverem mornas, e espere esfriar para embalar. 

* Para fazer manteiga de amendoim natural em casa, basta bater no processador amendoins torrados, sem pele e sem sal, até virar uma pasta, e colocar uma pitadinha de sal, se quiser. Receita daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário