quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Biscoitos de canela para o lanche da tarde


Outro dia recebi a visita de uma amiga do trabalho, que veio me dar uma super ajuda, e resolvi agradecer preparando um lanchinho delicioso. Como o tempo era curto, optei por fazer o bolo de banana com aveia desse post, que é feito no liquidificador, rapidíssimo de preparar. Apenas troquei o açúcar light pelo mascavo e acrescentei 1/2 colher de chá de essência de amêndoas para dar um gostinho diferente. Também preparei uma fornada de biscoitinhos de canela, incrivelmente fáceis e deliciosos. As duas receitas são do blog Quitandoca, especialista nesse tipo de comidinhas (fáceis, rápidas e gostosas).



Biscoitinhos de Canela
(receita daqui)

-      175g de farinha de trigo
-      100g de manteiga em temperatura ambiente
-      60g de açúcar refinado
-      1/2 colher de chá de fermento em pó
-      1 pitadinha de sal
-      1/4 de cálice de conhaque (opcional - eu coloquei, mas o gosto não é perceptível)
-      1/2 colher de sopa de canela em pó
-      1 colher de sopa de chocolate em pó (usei cacau en pó)
-      1/4 colher de chá de extrato de baunilha
-      açúcar refinado e canela em pó para polvilhar


É muito fácil mesmo preparar, basta misturar tudo em uma vasilha, sovando com as mãos até dar liga. Se não der, coloque um tiquinho de água. Eu precisei colocar, mas foi beeeem pouquinho mesmo. A massa é ótima para trabalhar, fica lisa e não gruda nas mãos. Vá fazendo bolinhas (ou outro formato, fica a seu critério) e coloque em uma assadeira, forrada com silpat ou papel manteiga. Eu fiz bolinhas com aproximadamente 3cm e consegui 55 biscoitinhos.


Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°, por aproximadamente 15 minutos. Como a maior parte dos biscoitos, eles saem do forno ainda um pouco macios, e  ficam crocantes depois de frios. No site diz que eles ficam levemente dourados, mas eu tive dificuldade de observar isso, uma vez que a massa é mais escura, por levar cacau e canela. Observe bem e siga o seu feeling, uma vez que cada forno é de um jeito. Prepare uma misturinha de açúcar e canela e role os biscoitos, ainda quentes, por esse preparado. Conservar em pote hermeticamente fechado. Os biscoitinhos acabaram em 5 dias aqui em casa, e até o final estavam deliciosos e crocantes. Uma última dica: quando for preparar mais de um prato, como foi o meu caso, deixe para assar o bolo por último, quando o forno já vai estar bem aquecido (isso faz uma diferença enorme, principalmente se o seu forno for uma porcaria, como o meu).


Chato foi arrumar a cozinha depois da sessão de baking...

Nenhum comentário:

Postar um comentário