sábado, 10 de setembro de 2011

Sopa Cremosa de Brócolis

Essa receita é super simples e leva poucos ingredientes, além de ser rápida e saborosa. Eu tirei do livro Apples for Jam, de Tessa Kiros. Comprei dois livros dela, esse e o Falling Cloudberries, e estou absolutamente encantada! Os livros são belíssimos, bem escritos, as fotografias são de tirar o fôlego, e as receitas bem variadas, algumas mais complicadas, porém a maioria me pareceu simples, de fácil execução. Escolhi essa sopa para estrear, pois tinha tudo em casa, mas pretendo fazer muitos outros pratos em breve!  

Sopa Cremosa de Brócolis
Receita daqui (6 porções)

-      6 xícaras de brócolis picados
-      7 xícaras de água
-      2 batatas médias, descascadas e cortadas em pedaços grandes
-      1 cebola roxa, descascada e cortada em quatro
-      3/4 xícara de creme de leite fresco
-      pimenta-do-reino moída na hora e sal à gosto

Separe uma mão cheia de floretes de brócolis (eu esqueci de separar) e coloque o resto em uma panela grande com as batatas e a cebola. Acrescente a água, tempere com o sal e leve ao fogo até ferver. Se formar uma nata na superfície, retire com uma escumadeira. Abaixe o fogo e deixe ferver por uns 35 minutos. Acrescente os brócolis que estavam separados e deixe ferver por mais 10 minutos. À esta altura, você deverá conseguir esmagar os brócolis facilmente na lateral da panela, com uma colher.

Bata tudo direto na panela, com um mixer, ou use o  liquidificador (cuidado para não espirrar!). Deve ficar um líquido mais espesso. Entretanto, se estiver grosso demais, acrescente um pouquinho de água. Se, por outro lado, estiver muito líquido, deixe ferver mais um pouco, para engrossar. Acerte o sal, se necessário. Acrescente metade do creme de leite e leve ao fogo para reaquecer. Sirva imediatamente, despejando o restante do creme de leite diretamente nos pratos/bowls (deixe pingar com delicadeza e faça desenhos com a ponta da faca, se quiser). Por cima de cada porção, moer uma boa quantidade de pimenta.

Observações:
1. A pimenta faz toda a diferença! Não deixe de colocar...
2. Eu usei o creme de leite fresco porque tinha um resto em casa, e coloquei apenas 1 colher de sopa em cada prato, para decorar (além do que vai na panela), o que acabou totalizando menos do que os 3/4 de xícara originais. Entretanto, penso que ficaria muito bom também com creme de ricota (comum ou light) ou creme de leite light (neste caso, não ferva depois para não talhar).
3. Se quiser, sirva com croûtons, ou um bom pão italiano para acompanhar. Eu não achei necessário, já que a sopa leva batata.
4. Sorry pela foto. Fotografar comida à noite nunca fica bom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário