quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Salada Waldorf

A Salada Waldorf foi criada em 1893, segundo dizem, pelo maître do hotel Waldorf (of course), Sr. Oscar Tschirky (porém, segundo a Wikipédia, existe uma certa polêmica sobre isso). Polêmicas à parte, a salada é deliciosa, os ingredientes combinam à perfeição, e pode perfeitamente substituir a refeição principal, como eu fiz. Aliás, já levei essa salada na marmita, tomando o cuidado apenas de deixar para picar a maçã e acrescentar o molho na hora de servir. Essa receita é a versão do Jamie Oliver, onde ele substitui a maionese (ou o creme de leite) tradicionalmene utilizados no molho por iogurte natural.



Salada Waldorf
4 porções - receita daqui

-      4 punhados grandes de folhas para salada (usei alface comum e alface crespa roxa orgânicas), lavadas e bem enxutas
-      2 punhados grandes de uvas verdes sem sementes ou com as sementes retiradas
-      3 talos médios de salsão (aipo), sem as folhas e partes mais duras
-      2 punhados de nozes (cerca de 100gr), grosseiramente picadas
-      1 maço pequeno de salsa
-      1 maçã vermelha
-      150gr de queijo azul, como gorgonzola ou roquefort
-      1 colher de chá bem cheia de mostarda Dijon (usei a comum mesmo)
-      2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ou tinto
-      azeite de oliva extravirgem
-      1 colher de sopa bem cheia de iogurte natural (coloquei 2 colheres)
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Misture as folhas grosseiramente rasgadas e as uvas em uma tigela grande. Com um descascador manual,  retire cuidadosamente as partes mais fibrosas do exterior do salsão (usei uma faquinha mesmo, o meu salsão,  por ser orgânico, era já bem fino e delicado). Corte os talos em fatias finas, em ângulo, e junte às folhas e às uvas. Coloque as nozes em uma panela seca, em fogo médio, e deixe tostar um pouco, sacudindo a cada 25 segundos. Elas devem esquentar, mas não mudar muito de cor.

Separe as folhas dos raminhos de salsa, tire as partes mais duras e grossas dos raminhos (que podem ser utilizadas para fazer caldo caseiro), pique o resto bem miudinho e reserve. Pique também as folhas e junte à tigela. Ponha os cabinhos em um pote de geléia limpo e junte a mostarda e o vinagre. Adicione uma quantidade de azeite equivalente a três vezes o volume obtido. Para o tempero ficar bem fresco e cremoso, junte o iogurte e uma boa pitada de sal e pimenta. Tampe o pote e agite-o vigorosamente. Prove e, se necessário, equilibre o sabor com mais vinagre, azeite, ou iogurte.

Despeje tempero suficiente apenas para cobrir as folhas. Corte a maçã em palitos finos (fui de cubinhos mesmo) e espalhe por cima. Misture tudo com as mãos, espalhando o tempero. Passe a salada para um prato grande e distribua as nozes. Com uma faca, desmanche o queijo e espalhe os pedaços sobre a salada. Borrife um pouco de azeite e pode servir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário