terça-feira, 27 de setembro de 2011

Homus be tahine



Tinha um resto de grão-de-bico já cozido dando sopa na geladeira, e nada mais fácil e rápido do que preparar homus. ADORO comida árabe, meu avô era sírio e cresci comendo vários quitutes que a minha avó fazia para ele, tais como Kibe, Tabule, Roz Libnani (arroz com aletria), Mjadara (arroz com lentilha), charutinho de repolho, etc... Hum! Dá água na boca, só de lembrar... Mas não precisa ser descendente de sírios ou árabes para preparar, em tempo recorde, um homus delicioso. Se você tiver mais tempo, pode também fazer esse antipasto de berinjela, que eu já mostrei a receita. Não é árabe mas combina muito bem com o homus e pão sírio. Ah! A receita de homus é do livro A Cozinha Árabe, de Maria Cristina Andersen (parece que está fora de catálogo).

Homus be tahine

-      150gr de grão-de-bico
-      2 colheres de sopa de tahine
-      1 dente de alho
-      gotas de suco de limão (opcional)
-      1/4 de colher de chá de sal (ou à gosto)
-      1 colher de sopa de salsa picada

Deixe o grão-de-bico de molho em água por umas 12 horas, de um dia para o outro (troque a água, se puder). Se você aida tiver paciência, depois de deixar de molho, retire a película que cobre o grão. Se não tiver, não tem problema, vai com a película mesmo que não faz uma super-hiper-mega diferença (eu prefiro sem). Se você tiver ainda menos paciência (ou tempo), compre o grão de bico enlatado, já cozido, ok? Enfim, depois de retirar (ou não) a película, escorra a água e coloque o grão-de-bico para ferver até amaciar. Quanto mais tempo ele ficar de molho, mais rápido o cozimento (que também pode ser feito em panela de pressão).

Bata no processador ou liquidificador o grão-de-bico (o meu estava tão macio que foi com o garfo mesmo) com o tahine, o alho, o suco de limão (coloquei umas 2 colheres de sopa) e o sal. Bata só até desmanchar os ingredientes. Se ficar muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento, mas tenha em mente que, ao esfriar, ele vai engrossar mais um pouco. Arrume em um prato ou potinho, alise e leve à geladeira por 1 hora, pelo menos. Na hora de servir, decore com a salsa picada, e sirva acompanhado de um bom azeite de oliva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário