sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Salada de Pecã e Maçã

Para combater a overdose de doces (dia dos pais tem mais!), só mesmo apelando para as saladinhas. Essa é uma receita do livro A América de Jamie Oliver, e fica sem noção de boa! O livro também parece bom, tem um visual maravilhoso, e fotos incríveis. Essa foi a primeira receita que testei, e se todas forem assim, uau! Eu adaptei pouca coisa, entre elas: tirei as endívias, que estavam caríssimas, e troquei a laranja por mexerica, que é igualmente deliciosa, mas com um sabor  muito mais marcante, e casou muito bem com o resto. As pecãs caramelizadas no açúcar mascavo são divinas, e dá vontade de comer tudo antes da salada... ;)

Falando em bom visual e belas fotos, essa semana descobri um blog lindo e bacanérrimo (talvez muita gente já conheça, para mim foi novidade): Give Me Flour. Lindo, lindo! Amei a forma como ela coloca as receitas! Quem se interessar, clica no link para conferir.  


Salada de Pecã e Maçã
Para 4 pessoas

-      25gr de manteiga
-      50gr de açúcar mascavo claro
-      100gr de nozes pecãs
-      2 maçãs vermelhas
-      folhas verdes variadas (coloquei rúcula, alface americana e radicchio)
-      raspa da casca e suco de 1 mexerica
-      1 colher de chá de mostarda
-      1 colher de vinagre de maçã
-      3 colheres de sopa de azeite de oliva mais um pouco para untar
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Unte levemente uma assadeira e reserve. Em uma panela grande, junte a manteiga e o açúcar e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo de vez em quando para não encaroçar. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido e a mistura começar a escurecer, adicione devagar as pecãs. Mexa delicadamente, para o caramelo envolver bem as nozes. Depois de bem envoltas, despeje na forma (pode usar também o silpat, se tiver) e separe-as com as costas de uma colher, espalhando bem. Deixe esfriar para o caramelo endurecer.

Para preparar o molho, coloque em uma tigela grande as raspas da casca e o suco da mexerica, a mostarda e o vinagre. Regue com o azeite, misture e prove. A mistura deve equilibrar bem a acidez do vinagre e a maciez do óleo. Coloque mais azeite, se precisar, e tempere com sal e pimenta.

Descarte o centro e fatie muito bem as maçãs. Junte à tigela. Adicione as folhas de verdura, rasgadas grosseiramente. Retire as pecãs da assadeira e coloque metade na tigela. Use as mãos para misturar e envolver tudo com o molho. Sirva em uma travessa grande ou separadamente nos pratos. Finaliza espalhando por cima as pecãs reservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário