segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nhoque de Ricota e Espinafre


Outro dia fiz um inventário da minha dispensa e da geladeira (detesto jogar comida fora) e vi que tinha 2 latas de tomates pelados e uma ricota próximos do vencimento. A primeira ideia, foi preparar uma massa, mas não estava “no clima” de comer macarrão. Pensei então em preparar um nhoque de ricota com espinafre e me animei.

Encontrei no google uma receita do Edu Guedes, que parecia muito boa, mas a proporção dos ingredientes não me agradou muito (por exemplo, iam quase 3 xícaras de queijos variados, e apenas ½ xícara de espinafre). Procura mais um pouco, vi uma receita no blog Pecado da Gula. Oba! Lá só tem receita boa, pensei. Para a minha surpresa, era a receita do Edu, porém a autora do blog pensou a mesma coisa que eu, e adaptou a receita, usando o maço inteiro de espinafre, e reduzindo um pouco a quantidade de queijo. Com esse empurrãozinho do destino, arregacei as mangas e fui em frente. 

Preparei a massa num dia, deixei na geladeira, e levei para a casa do meu namorado no dia seguinte, para terminar o preparo. Ele ficou encarregado do molho, que fizemos por nossa conta (nem precisa receita, de tão fácil que é), e o prato final ficou assim:


Nhoque de Ricota com Espinafre
(receita daqui)

-      1 ricota (a minha tinha 300gr)
-      100gr de parmesão ralado (usei 50gr, que era o que eu tinha em casa)
-       ½ xícara de mussarela ralada (coloquei um pouco mais para compensar o parmesão a menos)
-      2 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      1 maço de espinafre cozido, picadinho e enxuto
-      1 xícara de farinha de trigo
-      1 colher de chá de sal
-      pimenta-do-reino a gosto

Coloque uma panela grande com bastante água para ferver. Amasse a ricota com um garfo e junte os demais ingredientes. Amasse até dar liga (eu precisei colocar mais 1 colher de sopa de farinha). Faça bolinhas com aproximadamente 2,5cm de diâmetro. Não precisa nem untar as mãos, a massa é bem fácil de manusear. Coloque as bolinhas na água fervente, aos poucos, e retire com uma escumadeira quando forem subindo.

Molho de Tomate

-      2 latas de tomates pelados
-      1 cebola
-      2 dentes de alho
-      Manjericão Fresco
-      Sal, pimenta (meu namorado usou tabasco) e outros temperos à gosto
-      Azeite

Coloque um fio de azeite na panela, e refogue a cebola e o azeite. Acrescente os tomates (com a água) e deixe cozinhar. Vá amassando os tomates aos poucos, com as costas da colher, e deixe ferver por uns 15 minutos, até engrossar. Tempere a gosto, e acrescente no final o manjericão. Sirva sobre o nhoque. 

Produção em série: enquanto o molho engrossa o nhoque vai cozinhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário