quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bolo de avelãs com morangos e chantilly e uma encomenda que não chega


Pois é... Outro bolo... É que o meu irmão também faz aniversário em Julho, e a minha mãe resolveu fazer um churrasco no sítio para comemorar. Como para o meu sobrinho não existe aniversário sem bolo, vela e parabéns, eu fiquei encarregada de preparar a sobremesa.

O triste é que são tão poucas as oportunidades de fazer um bolo assim, e quando aparece eu estava despreparada... Eu me explico: é que outro dia, aproveitando a baixa do dólar, criei coragem e fiz a minha primeira compra na Amazon. Impressionante como fica mais barato! O único problema é que demooooora a chegar. Uma pena, há muito tempo queria comprar esse livro e estou doidinha para experimentar! Enfim, a estréia vai ficar para depois, e nesse caso precisei improvisar.

Acabei preparando um dos meus bolos favoritos, cuja receita já postei aqui. Acontece que dessa vez desobedeci o conselho da autora, para não enfeitar o bolo, e acrescentei um recheio e cobertura. Entretanto, não fui totalmente má, e mantive tudo o mais simples possível: acrescentei apenas morangos frescos e chantilly. Pensei também em umedecer o bolo com alguma coisa, já que essa massa não fica molhadinha (até mesmo em função da quantidade de avelãs), mas terminei de preparar tarde da noite, e não consegui pensar em nada. De qualquer forma, ele ficou muito gostoso. A foto não faz juz a ele, mas pode confiar. É que tirei a foto tarde, e a iluminação não era das melhores... Sorry!

Bolo de Avelãs com Morangos e Chantilly
Do livro Trattoria - Patricia Wells

-      150 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-      250 gr de açúcar refinado, mais 4 colheres de sopa para o chantilly
-      3 ovos orgânicos ou caipiras grandes, separados, em temperatura ambiente
-      1 colher de chá de essência de baunilha
-      125 gr de avelãs torradas e picadinhas
-      265 gr de farinha para bolos*
-      1 colher de sopa de fermento em pó
-      1 colher de sopa de cacau em pó
-      1/4 colher de chá de sal
-      2 bandejas de morangos
-      500ml de creme de leite fresco
 
Pré-aqueça o forno a 180°. Na batedeira (usei o batedor do mixer), bata a manteiga em creme com 200gr do açúcar, até ficar leve e fofo, Junte as gemas de ovo, uma a uma, batendo bem após cada adição. Acrescente a essência de baunilha e as avelãs. Reserve.

Em uma tigela à parte, peneire a farinha, o fermento, o cacau e o sal. Depois, peneire novamente sobre a massa de avelãs, mexendo de baixo para cima. A massa vai ficar bem firme, quase como a de biscoito.

Bata as claras em neve e junte o restante do açúcar (acrescente aos poucos). Junte à massa e misture com uma espátula até que não apareçam pontinhos brancos. Despeje em uma fôrma de 23cm, untada e enfarinhada, alise a superfície e deixe assar por aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e espere esfriar para desenformar.
 
Prepare o chantilly: bata na batedeira ou com o mixer o creme de leite bem gelado, acrescentando o açúcar aos poucos, até formar picos.
 
Pra montar o bolo: desenforme, parta ao meio (a melhor maneira de cortar é usando uma linha, ou fio dental sem aroma). Coloque uma camada generosa de chantilly, cubra com pedaços de morando picados e coloque mais chantilly por cima. Acrescente por cima a outra metade do bolo e cubra com o chantilly. Decore com morangos e avelãs.
 
* Farinha para bolos: coloque 2 colheres de amido de milho na xícara padrão e complete com farinha de trigo. Há quem coloque 1/4 de xícara de amido de milho e 3/4 de xícara de farinha de trigo. Faça isso em tantas xícaras quantas forem necessárias na receita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário