sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bolo com Morangos e Cobertura Streusel - Aniversário no escritório - 1

 

Semana passada foi o meu aniversário (oba!), e resolvi preparar algo bem gostoso para levar ao trabalho, já que não iria tirar folga. Eu adoro essas oportunidades! Assim posso testar uma receita (das milhares que tenho na fila) e ainda distribuo as calorias... Fuçando os meus livrinhos, resolvi que ia preparar esse bolo da Titia Martha e, para acompanhar, uns biscoitinhos da Nigella (que vou postar depois).


O bolo ficou bem saboroso, e a cobertura streusel (que não é nada mais que uma farofinha) complementa bem, acrescentando um crocante para contrastar com a textura da massa. Entretanto, gostaria de fazer duas observações: primeiro, eu troquei o açúcar comum por demerara, mas não faria isso novamente. Ele é mais saboroso, é verdade, mas na hora de bater o açúcar com a manteiga tive dificuldades... Como ele é granuloso, não incorporou muito bem, e custou até derreter e misturar.

 

Segunda observação: a receita original pede cerejas congeladas (esperar descongelar e drene antes de utilizar). Como eu não tinha cerejas congeladas, fui de morangos congelados (tinha um pacote no congelador). Entretanto, acho que ficaria MUITO melhor com morangos frescos. Não sei como fica com as cerejas congeladas, mas se você for usar morangos, vai por mim e troca pelos frescos, tá? :D


Bolo com Morangos

(ligeiramente adaptado daqui)


-      1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
-      2 xícaras de farinha de trigo
-      1 colher de chá de fermento em pó
-      1 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1 colher de chá de sal
-      1 xícara de açúcar
-      2 ovos grandes
-      1 colher de chá de essência de baunilha
-      1 xícara de iogurte natural (no original seria sour cream)
-      1 xícara de morangos congelados, descongelados e bem escorridos (use o fresco!)

Cobertura Streusel
(rende 4 xícaras, mas você só vai precisar de 1)

-      2 ¼ xícaras de farinha de trigo
-      ¾ xícara de açúcar mascavo claro ou açúcar de confeiteiro
-      2 ¼ colher de chá de canela
-      1 colher de chá de sal
-      ¾ xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente


Prepare o streusel: misture os ingredientes secos e acrescente a manteiga. Misture com um garfo ou com as pontas dos dedos até misturar, formando uma espécie de farofa grossa, com grumos grandes e úmidos. Deixe esfriar na geladeira, enquanto prepara o bolo.
 
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 22 cm com furo no meio e reserve. Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Na tigela da batedeira (usei o mixer, não tenho batedeira. Ainda.), bata a manteiga, o açúcar, os ovos e a baunilha em velocidade média até formar um creme. Adicione a mistura de farinha em três partes, alternando com o iogurte e começando e terminando com a farinha. Bata até misturar, raspando as laterais da tigela quando necessário.
Despeje na assadeira cerca de metade da massa. Acrescente os morangos em uma única camada, tomando cuidado para que fiquem no centro da massa (se encostarem nas laterais da forma podem furar ou queimar). Despeje a massa restante, certificando-se de que cubra bem os morangos, e alise a superfície com uma espátula. Polvilhe 1 xícara do streusel uniformemente por cima da massa.

Asse por aproximadamente 45 minutos, ou até que o bolo esteja dourado (pressione levemente a superfície – cuidado para não queimar – se subir novamente está bom) Retire do forno e deixe resfriar sobre uma grade. Desenforme. Se quiser, prepare um glacê com 1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado e 2 colheres de leite e jogue por cima do bolo (molhe a colher e deixe pingar, fazendo “riscos” na superfície). Eu não achei necessário, e apenas polvilhei uma colherinha de açúcar de confeiteiro (queria polvilhar canela, mas acabou).

Nenhum comentário:

Postar um comentário