sábado, 11 de junho de 2011

Pudim de Doce de Leite



Semana passada foi o aniversário do meu Paps, e no domingo rolou um almoço de parabéns. A imensa maioria da minha família é TARADA por doces (euzinha incluída), e por isso resolvi contribuir. Meu pai, que é super-hiper-mega-foda, o Melhor Pai do Mundo Inteiro (e do universo também!) adora doce de leite, e decidi que usaria esse ingrediente na receita. A princípio pensei em fazer um bolo, mas como já haviam encomendado um, resolvi fazer um pudim. Procurando pelo google, encontrei essa receita no blog Na Minha Panela, que não conhecia, e já virei fã. Por coincidência, ela também fez o pudim para o pai dela...risos.

Foi o meu primeiro pudim, e como tenho uma dificuldade imensa em fazer calda de açúcar, aceitei a sugestão do blog e segui esse passo-a-passo, que era do antigo Rainhas do Lar e hoje está no excelente Pimenta no Reino.  Eu fiz do jeitinho ensinado e deu super certo, mas preparei apenas 1/4 da receita, e para mim foi mais do que suficiente.

 Não deu tempo de tirar foto em casa, pois estava suuuuper atrasada para o almoço. Então aproveitei umas fotinhas do parabéns e recortei o pudim para mostrar aqui. Ele fez bastante sucesso, todo mundo adorou! Entretanto, achei que o gosto do doce de leite não apareceu... Acho que da próxima vez vou tentar fazer com um legítimo dulce de leche argentino, que tem o gosto muito mais pronunciado que os nossos, para ver se o sabor fica mais intenso.

Pudim de Doce de Leite

-      1 lata (395gr) de doce de leite
-      500ml de leite
-      1 colher de chá de maizena
-      4 ovos
-      1 concha do caramelo da calda (não usei)

Prepare a calda de acordo com as instruções, ou como você está acostumada, e deixe esfriar um pouquinho. Enquanto isso, bata no liquidificador (ou com o mixer) os ingredientes do pudim. Retire o excesso de espuma e despeje na fôrma. Tampe com papel alumínio e leve ao forno, em banho maria, na temperatura baixa, até firmar. No meu forno mequetrefe, levou 75 minutos. Deixe esfriar antes de desenformar (eu fiz de véspera).



Nenhum comentário:

Postar um comentário