quinta-feira, 26 de maio de 2011

E na marmita, vai o quê?



Salada de Alface e Radicchio com Brie, Pêra, Blanquet, Nozes e Palmito, com Molho Vinagrete de Cerejas

Gente, pára tudo! Essa salada ficou uma delícia, e ainda é muito chique, puro luxo e glamour! Sem contar que também é fácil de preparar. A salada foi invenção minha, usei ingredientes que achei que combinariam (e como combinaram!) e dá para duas pessoas comerem muito bem. Enquanto preparava tudo me lembrei de uma receita de molho que vi no ótimo blog Dedo de Moça. A receita original era de vinagrete de framboesa, mas eu só tinha geléia de cereja, e achei que ficaria igualmente bom. Eu não segui as proporções originais, pois achei que ia muito azeite, e estou querendo economizar calorias...

Salada

-      alface americana
-      radicchio
-      6 fatias de blanquet de peru
-      4 palitinhos de palmito
-      60gr de queijo brie
-      1 pêra
-      6 nozes

Lave e seque bem as folhas, e rasgue em pedaços grandes. Pique o brie e o blanquet em cubinhos, a pêra e o palmito em fatias, e as nozes em pedaços irregulares. Misture bem. Se quiser, tempere com sal e pimenta moída na hora.

Vinagrete de Cerejas

-      40gr de geléia (usei 1colher de sopa)
-      120ml de azeite (reduzi para 2 colheres de sopa)
-      suco de 1 limão (coloquei metade)

Prepare o vinagrete (juro que não entendi porque o molho foi chamado de vinagrete, já que não leva vinagre) emulsionando bem os ingredientes, com um batedor ou garfo. Sirva à parte.

PS1: a pêra não aparece na foto, pois eu deixei para picar na hora de servir...
PS2: o molho também não aparece porque deixei para servir à parte. Para quem leva comida para o trabalho, essa é uma boa dica: não coloque o molho antes, para não murchar a salada.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário