sábado, 21 de maio de 2011

Biscoitos de Gengibre


Esses biscoitinhos eu fiz antes de viajar, e achei que ficaram muito gostosos. Não tenho muita prática (ainda) em preparar biscoitos, e tive um pouco de dificuldade na hora de assar. Não sei o que houve, mas alguns biscoitos "derretiam" e se esparramavam pela fôrma, outros eu tirei antes da hora e ficaram com aquele gostinho de farinha crua, outros eu deixei tempo demais e ficaram com gosto de queimados (como a massa é escura fica difícil avaliar). Enfim, um horror! Mas depois eu peguei o jeito: passei a fazer biscoitos menores e mais "altos" e, aí sim, pude apreciá-los. Meu sobrinho me ajudou a fazer, e foi bem divertido!  A receita é do Panelinha (que eu adoro), estava no livro de Receitas Natalinas que eles, gentilmente, disponibilizam para baixar gratuitamente. Ah! Quem quiser, pode também decorar com glacê (eu dispensei).

Biscoitos de Gengibre

-      100gr de manteiga
-      1 xícara de açúcar mascavo
-      4 colheres de sopa de mel
-      2 xícaras de farinha de trigo
-      2 colheres de chá de gengibre em pó
-      1 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1 ovo batido
-      manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar



Em uma panela, misture a manteiga, o açúcar, o mel e leve ao fogo baixo, mexendo até obter uma calda. Em uma vasilha peneire a farinha, o gengibre e o bicarbonato. Acrescente a calda derretida, o ovo batido, e misture bem. Embrulhe a massa em filme plástico (não se assuste, ela fica bem mole). Leve à geladeira por no mínimo 12 horas (eu ainda coloquei no congelador por uma hora, antes de assar).

Pré-aqueça o forno a 180°C. Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, até que fique com 0,5cm de espessura e corte com um cortador (ou vários, se você tiver). Caso não tenha cortador, pode fazer assim: enrole com as mãos uma bolinha de massa (não manuseie demais, ou ela amolece) e depois amasse com um garfo, fazendo duas marcas perpendiculares (forma um quadriculado). Também pode usar a boca de um copo para cortar.



Unte duas ou mais assadeiras com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos, deixando um espaço de 2cm entre eles. Se a massa amolecer demais, deixe no congelador uns 15 minutos. Leve ao forno. A receita original informa um tempo de 10 minutos, mas os meus levaram um pouco mais (meu forno é mequetrefe). Retire do forno e deixe esfriar, Quando estiverem firmes, retire-os com o auxílio de uma espátula. Se quiser decorá-los, esse é o momento. Conservar em recipiente fechado, em local seco e arejado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário