sábado, 12 de março de 2011

Quiche Light Com Massa de Fubá. Hein???

Bapho puro! Juntar as palavras quiche e ligh em uma mesma frase parece até heresia, mas acho que posso chamar essa quiche de light sim. Já te deixei passada? Pois você vai ficar mais ainda quando souber que na massa não vai NENHUMA gordura! É ou não é bapho?



A massa, feita de fubá, eu tirei do livro Pratos Únicos, da coleção Sabor com Saúde (falei sobre ela aqui), com pouquíssimas adaptações. O recheio é mais ou menos o da quiche tradicional, exceto que vai leite semi-desnatado no lugar do creme de leite, o que já garante uma boa redução calórica. A idéia era fazer apenas de espinafre, mas na última hora, a pedidos do namorado, resolvi dar uma incrementada e acrescentei tomate sweet grape, azeitona preta (só um punhadinho), cebola e pimentão.

Quiche Light Com Massa de Fubá

Massa:
-      1/2 de colher de chá de sal
-      2 xícaras de água
-      3/4 xícara de fubá
-      Pimenta-do-reino branca moída na hora
-      Páprica à gosto
-      Orégano, sálvia e tomilho secos à gosto

Recheio:
-      1 xícara de leite semi-desnatado
-      2 ovos
-      3/4 xícara de queijo parmesão ralado
-      1 maço de espinafre
-      1/2 cebola grande picada
-      1/2 pimentão verde picado
-      1 dente de alho picado
-      10 tomates sweet grape picados ao meio
-      Azeitona preta à vontade
-      Sal, pimenta, alecrim, sálvia e tomilho à gosto

Coloque uma xícara de água com o sal para ferver em uma panela grande. Enquanto isso, em outra vasilha, dissolva o fubá na xícara de água restante. Você pode substituir a água por caldo de galinha ou legumes, lembre-se apenas de ajustar a quantidade de sal. Despeje a mistura na água fervente, e não pare de mexer. Acrescente os temperos (na receita original entrava cominho e pimenta vermelha, no lugar da sálvia, tomilho e pimenta-do-reino) e deixe cozinhar, sempre mexendo, até a mistura engrossar e soltar dos lados da panela.



Coloque a mistura em uma fôrma de quiche anti-aderente, espere esfriar um pouco, e com as mãos untadas (fica mais fácil) vá espalhando a massa pelas laterais e no fundo. Leve ao forno por uns 20 minutos, até assentar e começar a dourar.

Enquanto isso, prepare o recheio: refogue em uma panela com um fio de azeite a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente as folhas do espinafre, os talos aferventados e picados bem miudinho, os tomates, as azeitonas e tempere à gosto. Despeje sobre a massa, polvilhe o queijo por cima e verta o leite batido com os ovos. Volte ao forno até firmar e dourar. Eu servi a quiche com um frango empanado na farofa e assado (receita a seguir).


Nenhum comentário:

Postar um comentário