quinta-feira, 17 de março de 2011

Mousse de Coco com Coulis de Manga e Gengibre




Mês passado fiz um almoço aqui em casa para um casal de amigos. Como eles têm um filhinho, trouxe também o meu sobrinho, para que eles pudessem brincar. O cardápio foi repeteco de um outro almoço, cuja receita passei aqui: salada verde com manga e pupunha, tilápia assada com legumes e risotto de limão. Como da outra vez, esqueci de fotografar. Só seu para tirar fotos dos doces, e mesmo assim porque sobraram alguns, e pude fotografar no dia seguinte.

De sobremesa quis algo mais fresquinho, pois estava muito calor. Pensei logo na sobremesa que comi na Cantina Piacenza, mas como não possuo uma sorveteira (ainda), e o almoço foi resolvido de última hora, não poderia ser nada muito elaborado. Pesquisando na net, encontrei no site da Folha uma receita que se encaixava exatamente no que eu pretendia. Foi rápido de fazer, não deu trabalho algum, e ficou bem gostosa e refrescante. Pensando nas crianças, servi em copinhos individuais, de plástico, mas vocês podem fazer em taças de vidro, ou em porção única, utilizando um bowl. Também preparei um Brigadeiro de Capim Santo, cuja receita postarei a seguir.



Mousse de Coco com Coulis de Manga e Gengibre
(daqui)

Mousse:
-      1 caixinha de maria-mole
-      1 xícara de água quente
-      1 lata de leite condensado
-      200 ml de creme de leite de caixinha
-      1 vidro de leite de coco pequeno

Dissolva a maria-mole na água quente. Coloque no copo do liquidificador, acrescente os outros ingredientes e bata. Distribua em taças individuais. Leve à geladeira por 2 a 3 horas.

Coulis:
-      1 manga grande e firme
-      200 ml de água
-      1 colher (sopa) rasa de açúcar
-      Suco de meio limão
-      Gengibre fresco ralado a gosto
-      50 g de gengibre confitado (opcional - não usei)

Descasque e corte a manga em cubos. Bata com todos os demais ingredientes no liquidificador até formar um creme. Pode ser conservado na geladeira por até 24 horas. Na hora de servir, cubra as mousses com o coulis frio ou gelado e enfeite com o gengibre confitado, se for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário