quarta-feira, 9 de março de 2011

Frango com Abacaxi para rebater a ressaca e começar o ano...


Ééééééé... Passou o Ano Novo, acabou o Carnaval, e agora não tem mais desculpa: 2011 começou oficialmente! Bom, para mim começou lá no dia 02 de janeiro, mas para os mais afortunados (ou para os políticos), começa amanhã...

Para rebater a ressaca de carnaval e iniciar 2011 com o pé direito, uma receita deliciosa e muito leve de ensopado de frango com abacaxi. A receita eu tirei do livro "Receitas Rápidas", parte da coleção "Sabor com Saúde" (Editora Abril), um dos primeiros que eu comprei, lá em 1997 (credo!), quando ainda tinha os meus 20 aninhos... Eu adoro esses livros, são lindos, com muitas fotos e dicas de preparo, e as receitas são sempre pobres em gordura. Tem alguns ingredientes que eu nunca vi aqui em BH, tipo açúcar mascavo light, leite evaporado desnatado ou creme de leite azedo light, mas nada que não dê para contornar. Infelizmente, a coleção há muito deixou de ser vendida. :-(

Vou colocar como eu fiz, pois adaptei várias coisas (nos ingredientes e no modo de preparo):

Frango com Abacaxi

-      500gr de peito de frango sem pele e sem osso, cortado em cubos de 2cm
-      2 colheres de chá de gengibre ralado
-      1/2 colher de chá rasa de garam masala
-      Sal, pimenta-do-reino e alecrim desidratado à gosto
-      1 cebola média picada
-      1 abacaxi pequeno descascado e picado (reserve o suco)
-      1/2 xícara de água
-      1 colher de sopa de molho teryaki
-      2 colheres de sopa de açúcar mascavo
-      6 cravos
-      Pimenta calabresa a gosto
-      1 xícara de tomates sweet grape picados ao meio
-      1 colher de sopa de amido de milho
-      Salsinha e cebolinha
-      Azeite (nuito pouco)

Tempere o frango com o gengibre, sal, pimenta-do-reino, alecrim  e garam masala. Reserve. Em uma panela funda acrescente um fio de azeite e refoque a cebola picada. Despeje 1/2 xícara do suco de abacaxi, 1/4 de xícara de água, o acúcar mascavo, o molho teryaki, os cravos, a pimenta calabresa e deixe ferver. Abaixe o fogo e junte o frango e o tomate, mexendo até que o frango cozinhe por igual (aproximadamente 7 minutos). Adicione o abacaxi e o amido de milho dissolvido em 1/4 de xícara de água, mexendo até engrossar um pouco, por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo e polvilhe com a salsinha e a cebolinha.

Ficou muito leve e gostoso! Vai entrar na marmita de amanhã, acompanhado de repolho roxo refogado e arroz branco com gergelim escuro. Nham!

Obs.: que não tiver gengibre fresco em casa pode substituir por gengibre em pó. Entretanto, como o gengibre congela muito bem, o melhor mesmo seria comprar e deixar morando no freezer, para utilizar sempre que você quiser.

Obs. 2: quem gosta do tomate mais pedaçudo pode colocá-lo inteiro, no final do preparo, junto com o abaxim que é o recomendado no livro. Também pode usar o tomate-cereja, em geral mais barato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário